O POETA ( I )

Falar é a profissão do poeta, calar é desocupar-se, abster-se e definhar. Somos necessitados da palavra, sem boas palavras os pensamentos se dissipam e o vazio preenche a nossa mente.

Se a nossa poesia é ouvida, pouco importa, se as nossas palavras alcançam a alma, os olhos ou, se os corações são tocados, não saberemos se não ousarmos.

A poesia revólver/revolve incita e aproxima os seres humanos. Não há terra mais fértil que a carente, a necessitada do adubo sonoro, musical e doce da poesia.

O mundo não torna os poetas mais falantes e fáceis em tempos de carência e miséria, dá-se exatamente o oposto, o sofrimento nos torna duros, produzimos mais, incomodamos mais, a poesia sobrevive aos dilúvios é a “rosa do povo” que renasce, é a bomba dos ataques suicidas, é a poeira dos escombros com a qual transformamos sensações em pensamentos, deixando que o gesto complemente as palavras.

O mundo nunca deixou de fazer poesia. O mundo nunca deixou de amar a palavra pensada, direcionada, e esta é a bem/dita missão do poeta que mesmo em tempos indigentes e carentes, escolhe o que há de mais significativo na sociedade, envolve com carinho, amor, tendo a certeza de que a palavra simples é um poderoso instrumento cultural, de poder incalculável, pode construir ou destruir em segundos. A poesia venceu o tempo, conquistou o espaço transformou-se em sinônimo de liberdade e autonomia, de sentir-se bem o suficiente para botar para fora os fantasmas e os sentimentos e todas as conexões que transbordam de uma alma inquieta. A poesia alcança o coletivo partindo de um ponto individual, que é o poeta, há coisa mais sublime para este arauto, teoricamente todos deveriam ter a capacidade de fazer poesia, mas só a alguns foi dado o dom, para poucos o toque dos deuses, a transformação em imortais, pois a poesia não morre, o criador não é esquecido jamais, a poesia resussita-os, não as ouvem os desacreditados os que perderam o interesse pela vida, os condenados à inutilidade, a quem, não foi concedida a revelação, que nos alegra a alma.