EXISTE UM HOMEM...
EXISTE UM HOMEM...
"Existe um homem, enviado por Deus
cujo nome era João..."
Evangelho de S. João 1:6
Existe um homem que há muito já sonhava
Com um mundo mais fraterno e mais feliz;
Dedicou-se então, à Música, que amava,
E procurou àqueles aos quais ninguém os quis.
Crianças, velhos, desprezados, solitários,
Tristes... Pessoas sem esperanças no viver,
Reuniu-os... E em trabalhos voluntários
À Música os levou a conhecer...
Por meio dela, levou-lhes sua Mensagem
De uma Vida! E de Esperança no porvir...
E ser feliz aqui mesmo, acreditando
No Meigo Redentor, que a todos vêm remir!
A Música é seu instrumento; com coragem,
Ensina a todos, como a irmãos, se referir;
E os faz feliz na Música!... E cantando,
Fê-los outra imagem de si mesmos construir!
São instrumentos e vozes, de passagem,
E sob o Cristo, os consegue reunir
Com louvores e beleza! E os alegrando
Os fez uma Paz nova vir descobrir!...
Mãos rudes, machucadas... Só em miragem
Pensavam sua Música fruir...
Mas milagre! A voz do homem os chamando
Deu-lhes nova Vida a seguir!...
É Missão, é Pastorado, é Ministério,
De quem um dia, ao seu Deus se entregou
E, humilde, Sua Voz ele escutou...
Seu dom é grande, é talvez mistério
Para muitos! Mas com humildade se entregou
À Deus na Música e a si mesmo se ofertou
Ao Deus que ama! É como um Monastério:
Vida de música e oração! E se humilhou
Ante seu Deus, que para o Bem o conservou!
..............................
NOTA DA AUTORA:
O Maestro João Carlos Marchendof Gottinari, nasceu em uma das colônias, no interior da cidade de Pelotas. Muito cedo revelou seu Dom da Música; mas, diferente da maioria das pessoas, não aspirava ser um músico profissional, um Músico “para ficar rico”: seu desejo era servir a seu Deus através da Música. Contou, para seus estudos iniciais em Música e Regência com o apoio da Igreja Luterana, e depois, a convite de Dom Prado, o 1º Bispo da Diocese Anglicana de Pelotas, veio para a Igreja Anglicana, que lhe possibilitou novos Cursos, dentro do Rio Grande do Sul e em São Paulo. Foi professor de música do Colégio Anglicano Santa Margarida (Pelotas/RS), hoje extinto, e organizador dos Corais daquela Instituição de Ensino. Tem vários CDs gravados. É poeta, compositor sacro (tendo suas músicas e poesias traduzidas e tocadas em outros países, como até mesmo na longínqua Suécia!). É o Maestro e Regente de todos os Corais da Diocese (DAP), Professor de música (vários instrumentos) e possui uma bela voz de tenor, sendo um dos solistas da Catedral do Redentor. Pessoa extremamente modesta e cheia de fé, procura promover os outros, esquecendo-se de si mesmo; quando elogiado diz apenas: “Obrigado! Mas é o Espírito Santo que envia os Anjos para cantar e tocar conosco!” Calmo, tranqüilo, sereno, ama sua esposa Tereza, seus filhos Jeremias e Ismael, e seus netos, sua Mãe, sua irmã e cunhado e suas sobrinhas. Possui uma simplicidade franciscana e é respeitado e apontado como exemplo de vida pelos seus alunos e por todos nós que participamos dos Corais!
- Maestro, em nome do Coral Eunice Lamego (da Catedral Anglicana de Pelotas), dos Corais de todas as Paróquias da Diocese e de todos os alunos, dos que ouviram, embevecidos, as apresentações musicais, pela Comissão de Música da DAP, os nossos Parabéns e o nosso agradecimento! E, em uníssono dizemos: Deus abençoe teu Ministério da Música! Deus abençoe a ti e à tua Família, mais e mais!