O PROFESSOR

O PROFESSOR

Quase todas as profissões têm seu dia de comemoração. O dia da comemoração em alguns casos é precedido de fatos históricos. Uma das datas alusivas mais justas é a do professor. O professor é uma palavra de origem latina professore. Aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina; mestre; homem perito ou adestrado; aquele que professa publicamente as verdades religiosas. Quando se fala em comemoração ao dia dos professores, a professora está inclusa neste ciclo.

Neste dia não podemos esquecer a nossa primeira professora, aquela que nos encaminhou a dar os primeiros passos na inserção da língua portuguesa. Costumamos chamá-la de professora do ABC. O ensino no decorrer do tempo mudou drasticamente, visto que o ensino público tinha seu valor e os melhores colégios pertenciam a este rol. Casos de alguns alunos que sentiam dificuldades no colégio público iam ao particular. Eram conhecidos pela sigla PP (pagou passou). Hoje a situação é inversa. O colégio público perdeu sua qualidade, o professor catedrático foi esquecido e alguns casos o mestre não possui curso superior. Quando o aluno concluía o ensino primário tinha que passar por um pré-vestibular, o curso de admissão. Hoje o aluno passa de uma séria a outra.

Tudo normal, mas a grande maioria não sabe ler e escrever. O declínio do ensino público pode ser atribuído a alguém? Claro. Aos governos que deixaram de investir na educação e passaram a ver a política como um cabide de emprego. A história do dia do professor no Brasil está assim descrita. No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais.

O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. (Fonte Wikipédia). Quais as comemorações que os profissionais do ensino pode fazer nos dias atuais? Reivindicar melhores salários, boas condições de trabalho, segurança, respeito, bom estado emocional. Colocamos aqui o respeito e a segurança, visto que muitos professores foram vítimas de alunos desordeiros, mal-educados e em alguns casos drogados.

Coletamos algumas frases de impacto para abrilhantar esta matéria em homenagem ao professor. Todos nós já passamos pelos ensinamentos de professores, inclusive os que exercem a profissão. “O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender”Janoí Mamedes./ “O material escolar mais barato que existe na praça é o professor”. Jô Soares./ “Com um pé no chão e o outro nas estrelas o professor pode levar seus alunos a todos os lugares”. José Ribamar Muniz Feitosa/ “O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.” Cimar Correa/ Ser ou não ser professor, não é questão, é ter dom “undergod/O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair. Bill Gates.

Passaríamos o dia inteiro homenageando com lindas aposições o professor. No site “O pensador” vocês poderão encontrar inúmeras delas. “Sejam quais forem os impedimentos ou provações que te assinalem a vida, asserena o espírito na fé viva e permanece na tarefa que te foi reservada, porquanto, sempre que estejamos guardamos paciência e confiança em nossos obstáculos, trabalhando e servindo na prestação de auxílio para liquidar fraternalmente os problemas dos outros, Deus em regime de urgência liquidará os nossos”. Aproveitamos o ensejo para lembrar que o Mestre dos Mestres Jesus também foi um professor dedicado, amoroso, bondoso e cheio de graça.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIR/CE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 15/10/2008
Código do texto: T1229946
Classificação de conteúdo: seguro