" AO PROJETO GENEROSIDADE, MINHA ADIMIRAÇÃO"(INSTITUTO RUKHA, UMA ONG QUE FUNCIONA)

INSTITUTO RUKHA TRANSFORMA A REALIDADE DE FAMILIAS NA PERIFERIA DE SÃO PAULO

HISTORICO

O Instituto Rukha (“sopro de vida” em aramaico) é uma ONG fundada em outubro de 2004 com o propósito de trabalhar para a erradicação do trabalho infantil e o enfrentamento da questão da violência, através do desenvolvimento humano de crianças, jovens e suas famílias.

O Rukha atua também na conscientização da sociedade e na mobilização de ONG’s organizações do setor privado e público, além de cidadãos que estejam dispostos a se engajar a essa causa, incentivando o trabalho integrado de todos para atingir objetivos comuns, buscando eficiência e otimização de recursos. O Rukha conta com parceiros como: Fundação Telefônica, SMADS – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sub Prefeituras do Campo Limpo e M’Boi Mirim, Unibanco, Parceiros da Educação, Microsoft, entre outros.

O Instituto Rukha tem como missão envolver e mobilizar todos os segmentos da sociedade, levando-os à consciência de participantes da realidade social, visando à criação de vínculos e redes capazes de deflagrar um processo de participação de todos na mudança desse cenário.

VALORES

TRANSPARÊNCIA

SINCRONICIDADE

AUTONOMIA

Hoje, o Instituto atua na Zona Sul de São Paulo, através de:

1.Projeto Virada: principal projeto do Instituto, atua diretamente na vida de crianças, jovens e famílias em situação de risco e trabalho infantil, propiciando a saída das crianças e adolescentes do trabalho nas ruas , garantindo seu ingresso, permanência ou regresso à escola formal e a inserção em programas de educação complementar. Promovemos o desenvolvimento biológico, psíquico e social das famílias das crianças e adolescentes atendidas, gerando condições para a viabilização de projetos de vida que garantam autonomia econômica social. Atualmente contamos com 102 famílias (567 pessoas) participando do projeto, estamos ampliando , ainda em 2008 para 200 famílias, que trará um atendimento direto a 1.200 pessoas em média.

2.Desenvolvimento local: O projeto de Desenvolvimento Local tem como objetivo promover o fortalecimento do trabalho em rede com organizações sociais da nossa região de atuação, visando o aumento da sinergia nos diversos níveis de relação – família, organizações, poder público e sociedade civil em geral, através de:

•Projetos Transversais: Trabalho em prol de um desafio comum à comunidade visando articular as organizações parceiras e mobilizar outros atores.

•Fortalecimento das Organizações: Apoio personalizado, visando contribuir com a sustentabilidade e autonomia das organizações fundamentais para que que os projetos comuns aconteçam.

3. Mobilização: promover reflexão e a mobilização da sociedade, identificando e absorvendo oportunidades e recursos (humanos, financeiros e institucionais) que são aplicados diretamente no Projeto Virada e no Desenvolvimento Local.

Algumas mulheres participantes do Projeto Virada:

Cleonice – líderes mais engajadas no Projeto. Tem vários filhos, vende coisas no farol e foi a primeira a ter idéia de aplicar o dinheiro que recebia no projeto (é muito proativa) e conseguiu multiplicar o projeto. Em si é uma super figura. Sustenta a família, pois o marido está desempregado. Faz curso de informática e fará um curso de lideranças comunitárias no Instituto Ecosocial. Sua meta é ser conselheira tutelar.

Rosangela Aparecida – 10 filhos, administra os 10. É super responsável, consegue manter os filhos “nos bons caminhos”, sustenta a casa, administra tudo. Faz curso de eletricista na Fatec e trabalha na subprefeitura do Campo Limpo. Já foi líder comunitária. É separada. (trabalhou na conquista de moradias no bairro em que vive). Outra pessoa bem bacana.

Elenice – há 3 gerações, toda a sua família trabalhava em faróis. Agora, depois do ingresso no Projeto Virada Social, a situação mudou. Os filhos voltaram a freqüentar a escola e os núcleos sócio-educativos.

Carla, 35 anos. - Tem sete filhos, dos quais quatro moram com ela. Ex-traficante, já foi presa e, após largar as drogas e o crime, começou a trabalhar nas ruas, com os filhos. Entretanto, após o Projeto, tornou-se uma mãe extremamente consciente e responsável. Os quatro filhos estão na escola e em atividades complementares, além de freqüentarem aulas de catecismo. Ela continua indo ao farol de vez em quando, mas somente com adultos, para ganhar a vida. Seu marido, Carlos, trabalha numa empresa de distribuição de pescados, e ambos têm diversos talentos - culinária é um deles (ambos cozinham muito bem). Além disso, a casa deles é um show à parte, decorada com orquídeas, plantas e objetos antigos, que Carlos coleciona.

Participe do Projeto Generosidade

Entre no site www.editoraglobo.com.br/generosidade e conte sua história do bem. Você pode relatar sua própria ação transformadora ou a experiência de alguém - ou de um grupo - que pratique atos generosos.