POTROS DO MAR

Emília de Freitas (*)

Oh! Noite que me guiaste! Noite mais deleitável que a alvorada! Oh! Noite de pilchas e poesias, que ligaste o mar e os potros na rodovia, na cavalgada do amor, com alegria e sem clangor, com a lua prateada a iluminar a madrugada.

No peito enternecido, que eu para sua atenção todo guardava, enquanto a caravana seguia com muita paz e harmonia, os poetas e amigos de Joaquim Moncks, recordando a data farroupilha, em suspense, os sentidos me traziam.

Das ameias o vento me guiava e os antepassados eu recordava. Suas inteligências e bravuras conquistaram nossa liberdade, e para todo o sempre serão lembrados com respeito e firmeza de caráter. Os gaúchos e prendas seguirão a tradição com muito galardão e amor.

Potros do mar transportaram o criador da lei nº 8.813, de 10 de janeiro de 1989 - a “Lei das Pilchas”, homenagem muito merecida, pois ele é pai, escritor, poeta, ativista cultural, etc. e tal, com bandeiras tremulando sobre o Quintão, enfim chegamos ao CTG Porteira do Sol, com grande recepção.

Potros do mar adentraram na “Porteira do Sol”, com bandeiras em mãos de jovens gaúchos, que irão levar nossa tradição de geração em geração e o mesmo amor no coração. E na galeria dos homenageados, entre tantos outros, ficou o Joaquim Moncks, que pelo Patrão Eterno será abençoado e eternizado.

(*) Festa do Folclore é o nome do evento realizado nas dependências do Galpão Crioulo do DTG Porteira do Sol – SARPEIXE, da praia do Quintão, município de Palmares do Sul. Criada em 1994 com a finalidade de comemorar o Dia Mundial do Folclore – 22 de agosto – acontece no sábado mais próximo àquele dia. A autora registra o evento tradicionalista de inauguração do retrato de JM na galeria dos homenageados, em 24Ago2002.

http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/1192146