** Luciano Siqueira **

Não parei pra pensar nem entender porque eu, alguém que jamais se engajou na política, venho aqui homenagear Luciano Siqueira. Esclareço então que não faço campanhas, sou politicamente "quase" ignorante, pois não podemos chegar ao cúmulo de ignorar o óbvio e continuo ressaltando que minha homenagem é ao homem, pois ser político foi uma imposição da sua própria conduta  diante da vida e das causas pelas quais lutou.
 

Na semana passada, tive o prazer de conhecer um homem cujo nome é motivo de orgulho para Pernambuco: Luciano Siqueira. 

No lençol que estendeu abertamente sobre sua vida, pude perceber o que realmente é ser um homem de coragem, lutando por justiça e liberdade, num destemor digno dos fortes.Sim, porque só os fortes juntam-se aos fracos e têm a coragem de defendê-los e de sofrer, literalmente "na pele" pelas suas causas, que na verdade, são nossas.

Fiquei triste pela frase ignorante que muitas vezes me peguei dizendo: "detesto política". Frase ignorante, dos fracos que não se comprometem, como outras que dizem que "todos são iguais quando estão no poder". Não, não são. Existem os HOMENS, dignos, perseverantes, lutadores, sofredores e respeitados, como ele, que se não tivesse o prazer de ter conhecido, não teria admirado.

O recado é este: procurem conhecer antes de julgar. Na verdade, eu não tinha nenhum candidato a vereador, confesso. Cansada dessas fotos de "filhinhos de papai" que nada sabem da vida, que não sabem o que é LUTAR por uma causa e que fazem da política um emprego muito bem remunerado e divertido. Cansada de ver tantos roubos, fraudes, que continuarão, eu sei, mas a visão tem que ser maior, temos que acreditar sim, talvez em poucos, mas temos que ter pessoas que lutem por nós, através do poder que só teremos através deles.

Precisamos de homens sérios, que conheçam a vida e que saibam, pela própria experiência, por onde ir para atingir os ideais que o povo necessita.

Como ele próprio disse, não é fácil, é um trabalho contínuo, mas se for feito, pouco a pouco os objetivos serão atingidos. Não é mágica, é luta e a luta, como a própria vida, continua.

É fácil permanecer na ignorância dizendo que "ninguém merece meu voto", mas enquanto nosso comodismo aflora, são eleitos vários incapazes e indignos representantes de nós mesmos. Eles são culpados? Não, nós temos nossa imensa parcela de culpa.

Hoje, conscientemente digo: escolham, votem, acompanhem, cobrem o que estão prometendo, de alguma forma, temos que ajudar no futuro do nosso país. Que comecemos pela nossa cidade.

É essa homenagem que faço a esse homem, que felizmente e não por acaso, é um político.

Que Deus abençoe a sua caminhada, como a de tantos que lutam pelos seus justos objetivos.


À você, Luciano, com minha admiração.






Luciano atuou como líder estudantil, passando pelo combate ao regime militar, onde foi preso e torturado. Médico, foi deputado estadual em 1982. Como dirigente do PCdoB, participou das luta pela Anistia, Diretas Já, Constituinte de 88 e Fora Collor. Teve notória contribuição nas articulações que uniram a esquerda em nosso estado e no combate às políticas neoliberais de FHC. É vice-prefeito do recife desde 2000, reeleito em 2004. Em 2006, obteve expressiva votação como candidato ao Senado.