SUA EXCIA O PAI!
AO MEU PAI
Pai, as suas mãos, as suas ações, falam de ti,
Na educação dos frutos o azimute está direcionado,
Ele representa a retidão e a grandeza de per si,
Importantes e dulcificantes para um coração abençoado.
Na criação de teus filhos tu fostes um herói,
Na maneira sutil e bela, fortalezas no orientar.
Gratidões, afagos, carinhos, haveremos de te dar.
A tua serenidade no amparar veio nos encantar,
Pai dedicado, amado, devotado na missão de disciplinador,
Tua dignidade, admirável presença reflete amor.
Amor que cresce, e não desaparece brota com uma flor,
De esperanças vividas, de simplicidade, sem postimárias de dor.
Refletes no amor, no afago, no amparo da inspiração divina,
Admirável paciência, querida benevolência que se descortina.
Nos passos diários, na caminhada da vida, sem prepotência ferina;
Refletem belo exemplo de ser honesto dedicado que me alucina.
A semelhança que transparece e te enobrece é a retidão que fascina.
Aos seus filhos queridos, destemidos, cheios de amor, você dedicou
Toda vontade felina. De um homem de brilho ante de trabalho estafante,
Mas não se curvou às asperezas da vida. Estamos aqui, orando por ti,
Pois partistes para a morada do Senhor. Com Deus Pai lá nos Céus
Estás e nos amará e não nos esquecerá jamais, verás refletida na face
Do Cristo e do Pai que nos criou, e nos gerou. Suas ações oh! Querido pai!
Devem ser exemplos do seu trabalho, amor e gratidão sem fim.
Que não abrem mazelas e sim aquarelas que vertem jasmins,
Perfumados, de sonhos doirados que geram belezas, enfim.
A consciência vivida no véu da esperança ficará na lembrança;
Eterna dos filhos amados, idolatrados que se espelharam em ti.
Hoje brilham as estrelas num céu reluzente com saudades eternas.
O teu coração e a tua compreensão nos levam a emoção interna,
Com corações palpitantes, olhos voltados para Deus oram pela sua felicidade.
A saudade invade nossos corações, quando esse dia se aproxima e destina
Fidelidade e saudades. Com seus olhos de pai, orai por nós de onde estais,
Aqui ficamos na lembrança, na saudade de um até mais. Amamos-te papai!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-
FORTALEZA-CEARÁ
O DIA DOS PAIS
“Eu tenho o melhor Pai do mundo”: “Deus”. (Antonio Paiva Rodrigues).
As comemorações do dia dos Pais dizem ser meramente comercial, como acontece com o dia das mães. Na realidade não é bem isso que acontece. Afirmam alguns que a homenagem tem como objetivo precípuo criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram à vida. Conta à história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinhos. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd. Já adulta Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia do Pai.
Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. Isso pode ter ocorrido da maneira com está explicita nas entrelinhas dessa homenagem, porém é uma criação dos povos americanos para homenagear seus pais. O dia dos pais é um dia muito antigo, senão vejamos: “O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos”. Um jovem chamado Elmesu Moldou esculpiu em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai. Já na terrinha, o querido Brasil, o dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Como denotamos existe uma diversificação entre datas e Países em que os filhos homenageiam seus Pais. O que vale é o amor paternal com reciprocidade verdadeira, amor de filho para pai e vice-versa. Ainda existem muitos países que comemoram em datas diferentes e aqui citamos alguns deles: “Países que celebram no terceiro domingo de Junho: África do Sul; Argentina; Chile; Eslováquia; Canadá; Filipinas; França; Hong-Kong; Holanda; Índia; Irlanda; Japão; Macau; Malásia; Malta; México; Peru; Reino Unido; Turquia e Venezuela”. Países que celebram em outras datas: Países como a Áustria: segundo domingo de Junho; Austrália: o primeiro domingo em Setembro; Bélgica: St Josephs day (19 de Março), e o segundo domingo em Junho ("Secular"); Brasil: segundo domingo de Agosto; Bulgária: 20 de Junho; Dinamarca: 5 de Junho; República Dominicana: último domingo de Junho; Alemanha: no Dia da Ascensão de Jesus Cristo. Muita história no dia dos pais, mas o que devem oferecer a eles além do amor, carinho, dedicação, confiança, obediência e transforma-lo em amigo de todas as horas.
Do latim pater, a palavra pai designava originalmente toda pessoa que dava origem a outro ser. O Direito Romano, base de nosso ordenamento civil, conferia ao pai o título de paterfamiliae, o cidadão romano chefe de família. Já definiam os romanos que “is est pater quem justae nuptiae demonstrant” (o pai legítimo é aquele que o matrimônio como tal indica). E nesta condição, todos os seus descendentes a ele se vinculavam sem poder de oposição, onde se incluía a própria esposa. Ao meu pai já no mundo celestial e as pais que se encontram na condição do meu que lá estejam felizes e gozando as benesses que a vida espiritual oferece. Aos demais pais vivos do Ceará, do Brasil e do mundo o que posso oferecer está inserido nesses versos que de amor e coração dedico a eles, além de muita paz, saúde e felicidades, além dos parabéns. Ser pai: Ser pai é ser companheiro, construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos, para alicerçar valores que edificam a sociedade. Ser pai é ser jardineiro, plantando raízes de virtudes com mãos delicadas, para que o lar seja - sementeira de luz e de verdade. Ser pai é ser herói, protegendo o espaço sagrado de seu templo-família, cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia. Ser pai é ser fonte de vida, inaugurando nossa história com gestos de amor, renovando perenemente a herança da criação. Ser pai é ser poeta, declamando com carinho os versos de sua vivência, para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência. Meu Pai onde estiveres quero dizer que Te Amo!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE
HOMENAGENS AO DIA DOS PAIS
HOMENAGENS AO DIA DOS PAIS
Será que o brasileiro diante de tantos percalços, sofrimentos, fome e salário de miséria, ainda têm alguma coisa a comemorar? As esperanças se esvaem e nos tornamos pusilânimes ao invés de feéricos. É verdade? Claro! A situação do dia-a-dia do brasiliano virou inferno. “Depositou no alvo de tuas emoções mais sublimes o teu coração cheio de amor e, entendendo-te correspondido, entreteceste os dias venturosos a gozar”. Pobre não goza só leva pancada e ainda mais não pode reverberar e nem chorar, pois os marxistas afirmam que homem não chora. Como sempre os dias comemorativos são criados por países capitalistas, pois a necessidade de consumo é grande, e os filhos querem de qualquer maneira homenagear o ser que lhe deu vida, amor e carinho, o pai. A americana Sonora Louise Smart Dodd teve a idéia de criar um dia dedicado aos Pais ao ouvir um sermão no dia das mães, em 1909. A moça queria homenagear seu pai, William Jackson Smart, que criou sozinho seus seis filhos, logo após a morte de sua esposa em 1898. Em 1910, Sonora encaminhou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, sua cidade. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em Spokane em 19 de junho daquele ano. Esse dia foi escolhido por ser o dia do aniversário do pai de Sonora. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.
No Brasil o Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez em 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim a partir daí passou a ser comemorada no segundo domingo de agosto. A comemoração foi importada dos EUA pelo publicitário Sylvio Bhering e teve sua data alterada de junho para agosto por motivos comerciais. Para alguns é um dia festivo, dia de ganhar e presentear, reunir as famílias e degustar aquele almoço saboroso feito com capricho e dedicação. Para outros é dia de meditação, dia de reverenciar aqueles pais que cumpriram sua missão na Terra e hoje estão no plano espiritual e para nós que integramos esse ciclo, só nos resta à saudade e a lembranças dos grandes momentos em que passamos juntos quando eles habitavam esse orbe. É hora de lamento? Jamais. É, dia de orações, pensamentos positivos e distribuição de um pouco que temos com aqueles pais que se encontram totalmente a margem da sociedade. Os pais doentes, paralíticos, esquizofrênicos, os que abandonados pela família nos asilos de mendicidade e aqueles sem teto, que dormem ao relento sofrendo com o frio da noite e a fome que corrói suas entranhas. “Amizade do pai para com o filho é uma semente cultivada que aflora para nos amparar quando mais necessitamos, pois a vida tem propósitos ocultos ao olhar superficial e que transcendem à atual existência”.
Pai querido à saudade é grande, foste bravo e trabalhador, educou todos os filhos com dignidade e sabedoria, apesar do pouco estudo que tinhas, mas a sua experiência suplantou tudo. Papai, onde estiveres recebe nosso abraço, nosso beijo de gratidão e que Deus o conserve sempre assim, para que prove da confiança em que nele depositamos a perseverança e amor que são elos que reúnem almas no correr dos tempos, trazendo ao presente uma conclusão que emociona a todos. Aproveitamos essa matéria para desejar - a todos os pais desse Brasil muitas felicidades e não existiria presente melhor do que um emprego, para os que estão na ociosidade. Para os que já cumpriram suas missões terrenas que Deus lhes dê a consolação e o destino por eles almejados. Feliz dia dos pais do ceará, do Brasil e do mundo. Que as guerras não exterminem tantos pais de família, e o mundo não passe a ser um orbe terrestre povoado em sua maioria por órfãos. Não desejamos, nem queremos que isso venha a acontecer. Deus seja louvado e seja feita a sua vontade.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE