“Gente Como a Gente”

(VOZ 01)

“... Não! Parem tudo! Está tudo invertido!

Há tempos que estão subvertendo a ordem das coisas,

Tentando e conseguindo mudar os sentimentos das pessoas que desatentas são manipuladas como marionetes.

O sentido lógico das coisas seriam que todos os sentimentos, vontades, sonhos e desejos fossem a mola propulsora a usina criadora para que as pessoas pudessem romper os grilhões que ainda nos dias de hoje nos acorrentam.

A miséria e a fome ainda assolam a face da terra, crianças sofrem abusos, jovens na sua maioria negros das classes menos favorecidas ainda são exterminados nas favelas e periferias das grandes cidades.

O descontentamento e a desesperança atormentam o humano ser.

Valores e princípios para alguns são irrelevantes, moeda de troca.

Hoje se troca tudo, até o que não se tem, até os princípios e os valores de outro alguém em nome da ganância da mesquinhez, da coisa pequena.

(VOZ 02)

Isso não é novidade!

Desde que o mundo é mundo, o homem tenta ser muito maior do que é no cosmo, e em nome desta ganância e sede de poder, escraviza, mata, morre. Ofende e se cala, diante dos mais completos absurdos para realizar seus propósitos, para alimentar o lobo que existe dentro de si mesmo.

Não quero aqui generalizar, o que eu vim aqui fazer foi polemizar, criar sentido, dar um rumo. Fazer com que cada um de nós faça uma viagem em seu intimo e tente entender o seu pequeno universo dentro do macro cosmo que é esta vida nossa de cada dia.

Vinhemos relembrá-los que existe um lugar e um momento onde tudo para! Tudo se cala, os valores são resgatados o que está revertido volta ao seu estado normal, tudo se converte.

(VOZ 01)

Um lugar onde o sagrado se manifesta, o divino é contemplado, falado, cantado em verso, prosa e escrito com mágicas pinceladas de beleza, Moldado a mão.

Onde os sentimentos são provocados, convidados a dançar, contemplar, ouvir, manifestar-se em sua totalidade.

Este lugar é a morada do belo, abrigo da verdade absoluta de cada um de nós! Espelho das verdades contidas em nossos corações, caminho para o entendimento, rota de peregrinação daqueles que buscam refresco para os males do cotidiano, viés para a solução de dilemas, sejam eles por inteiros ou em partes.

(VOZ 02)

Ele sobreviveu aos séculos, as guerras. As vezes subjugado e subvertido por interesses, manipulado pela ganância, oprimido pelos que se julgam donos do mundo e da verdade.

Mesmo assim este caminho consegue ser mágico diante destes abusos.

Mesmo no laço ainda é belo e toca profundo cada um de nós.

Transforma tudo o que é ruim em coisas boas. Aprisiona o tirano, cala o delator, acalma o traído, ensurdece o traidor.

Por fim ressuscita em nós o que estava morto, recupera o que estava perdido, e mesmo que por segundos neste caminho o nosso ser penetre nos renova, fascina, nos revigora.

Desde o por do sol ao nascer da aurora.

Ele verdadeiramente nos invade.

(VOZ 01)

Não esta na lua ou em marte.

Está dentro de nós.

Este caminho é a Arte!

Arte que está em tudo que é belo, força divina que é vertida por cada um de nós meros mortais que encantam, mas não são encantados.

Seres comuns com dons divinos que emocionam geram fascínio.

Que nada possui, pois tudo que tem de caro quer ele queira ou não é passado para que outros possam ter seus sentimentos provocados, pensamentos aguçados a alma lavada, tenham novos sonhos com novas perspectivas e objetivos traçados.

Nós que somos os vetores de tantos bons sentimentos nada somos além de meros mortais, somos transmissores de algo que é maior que nós,

Todos nós!

A arte é grandiosa e se torna inócua em nós quando nos vestimos dos nossos interesses mesquinhos nos trancamos em nosso mundinho de vaidades achando que somos encantados e diferentes.

Todos nós somos artistas do cotidiano, vivemos, amamos, sofremos, pecamos, bebemos, comemos o pão que foi amassado sem interessar quem foi que o amassou. Pois isso é só um detalhe diante de algo maior.

(VOZ 02)

Dom Quixotes de nós mesmos combatendo nossos fantasmas e vaidades.

Moinhos de vento que impedem que caminhemos de olhos abertos em busca de enxergar o outro em nós mesmos.

Praticando um canibalismo às avessas onde a carne é quem devora o homem e faz com que seu espírito se desvie do seu verdadeiro “EU”.

Mais a Arte é poderosa, nos sobre põe com a sua força e encanto, e aponta o nosso lugar no mundo dos mortais e faz com que nós pensemos diferente.

Nos traz a realidade diante da sua grandeza mostrando que todos somos iguais e que temos sim algo de especial, mas não somos diferentes.

Somos a mais bela obra de arte esculpida e moldada por uma força superior e por conta disto erradamente pensamos que somos diferentes.

Ledo engano. Somos muito melhor que isso. “Ser Diferentes”.

(VOZ 01)

E a arte é capaz de nos lembrar com detalhes, sentimentos e sensações, sons, palavras, cores e luz. Que o que somos é o que temos em nossos corações e mentes, e que nada é nosso tudo nos foi dado, sem que déssemos nada em troca. A unica exigência é fossemos a porta para que por ela passe as maravilhas existentes no Cosmo, os dons e talentos que nos foram conferidos, mas que não nos pertence.

Não é nosso, nunca foi.

Mas nós sempre subvertemos tudo e colocamos a culpa nesse tal livre arbítrio, não temos a dignidade de avaliar nossos erros tentando aprender com eles que não somos “Diferentes”.

(VOZ 01 e 02)

Somos melhor que tudo isso. Temos é que fazer diferente!

Fazendo com que as boas energias sigam o seu curso normal não subvertendo-as. Valorizando o que temos de melhor e restaurando a cada dia um pedacinho de nós.

Pondo em nossas mentes através de orações, reflexões, ações e palavras.

Um mantra.

Repetindo a uma só voz:

Não somos “Encantados” ou “Diferentes”!

Somos melhor que tudo isso!

Somos GENTE!

( “Gente Como a Gente”, by Carlos Venttura )

Na verdade este é um texto que foi escrito para uma leitura interpretativa que foi feita na abertura da 2ª Exposição Coletiva dos Artistas Plasticos de Lauro de Freitas Filiados a UNIALF. E foi interpretado pelos atores Tonni Fereira e Renato Lima no Dia 18/07/08

Como aqui no recanto não tem uma pagina especifica para este tipo de texto eu o apresento como discurso.

Um beijo.

Que a luz esteja com você