UM BOM AMIGO

UM BOM AMIGO

Até bem pouco, a conquista de um bom amigo se iniciava com um aperto de mãos. Daí em diante, as relações pessoais se desenvolviam de acordo com os padrões adotados e defendidos por todos que procuravam amigos. Os que mais convinham, eram de pronto, classificados como sendo bons amigos. A continuidade da amizade dependia muito mais do contato direto, das ações e do tempo. Nas relações pessoais, os amigos ditavam as normas.

Hoje, o homo faber, com sua criatividade, inventou uma nova forma de se comunicar que rompe com o paradigma vigente – você não precisa conhecer alguém para ser amigo. Basta ter acesso aos meios de comunicação disponíveis para iniciar e desenvolver, quiçá, uma grande amizade e isso é muito bom. Sites, blogs, orkuts etc. incentivam essa procura incessante por um relacionamento que nos proporcione mais amor, no sentido lato do termo e mais alegria nos conturbados dias que vivemos em nosso país.

Pensando assim, resolvi abandonar a oportunidade que tive de escrever durante quatro anos nos jornais de minha cidade – Teresina-PI e decidi assumir o domínio de um site no Recanto das Letras. Através desse site conheci um cidadão, habitante de Miguel Pereira-RJ. Esse moço, apesar de sua idade, pode não encantar quem passa, mas deve agradar a tantos e quantos cheguem a Miguel Pereira-RJ.

Vivendo noutro Brasil, distante da terra desse moço, mas no Brasil também, recebo um exemplar da FOLHA DEMOCRÁTICA e um livro da lavra dos habitantes de Miguel Pereira e de seu entorno municipal – RETRATOS URBANOS, onde retratos diversos do mundo em que vivemos são apresentados para o deleite de quem os lê.

Esse moço é o meu mais novo amigo. Esse moço tem uma visão humanística tão profunda de seu tempo, que, por isso, conquistou minha amizade. Razão porque, sou-lhe eternamente grato.

Pelo que dele sei, esse moço amou e se fez amar. Por isso, já tem netos e em razão deles, abre as janelas de seu tempo para mostrar ao mundo que é possível fazer renascer a esperança e de que os homens podem mudar para melhor. Basta ter amigos!

Esse moço está “ligado” no mundo. Ele faz parte da Academia de Letras Joaquim Osório Duque Estrada. Nela, difunde suas idéias, congregando jovens. Nela se faz presente na busca constante de um viver fraterno.

O orgulho que tenho em ter esse moço como amigo faz-me crer que Miguel Pereira-RJ. o tem muito mais. Esse moço chama-se Demarcy de Freitas Lobato, meu bom amigo.

Rui Azevedo – 26.06.2008

Rui Azevedo
Enviado por Rui Azevedo em 13/07/2008
Código do texto: T1079028