A cidade de Wolfgang e Paul
Não conheço quase nada desse país, portanto vou escrever apenas prá atender a uma sugestão irrecusável de uma pessoa especial aquí do Recanto, dona de um talento imenso e uma generosidade ainda maior: Silvia Regina Costa Lima.
Salzburg, Áustria , quase na fronteira com a Alemanha é um desses lugares que concentram por metro quadrado uma infinidade de razões para se estar alí. Vou indicar apenas algumas:
Estar dentro das locações do filme "The Sound of Music" ou a velha conhecida "Noviça Rebelde"!!! (essa mania Brasileira de nomes esdrúxulos para filmes qualquer dia vai dar numa crônica do Sérgio Lisboa ou do Bernard Gontier). Bem, esse é um dos clássicos filmes familiares mais queridos e vistos de todos os tempos. Quem , dos que como eu tem mais de 5 dezenas e meia (soa melhor) e não torceu pela Maria, pelo capitão Von Tapp e seus sete filhos é porque tinha no lugar do coração uma placa que dizia: fechado para essas bobagens! Gente que tem essa placa deve ser evitada, ainda hoje.
Cidade do sal (salzburg) e de um rio de água verde-esmeralda, palácios e jardins traçados por alguém muito de bem com a vida. Festival de música, entre Julho-Agosto. Chocolate de ótima qualidade em homenagem ao Mozart, só lá.
É a cidade onde nasceu Wolfgang Amadeus Mozart, simplesmente. Só uma visita à casa onde ele nasceu e onde estão alguns de seus objetos, vale. Desnecessária qualquer outra letra.
Prá mim, teve na época em que fui uma razão adicional: conhecer a cidade onde viveu por alguns meses uma pessoa que quando foi meu chefe em Curitiba mereceu o meu respeito: um dos profissionais mais inteligentes e honestos que conhecí, que num determinado dia me chamou e disse no seu Português arrastado:
"Leo, Você tem muitas coisas a melhorar. Vamos falar sobre isso?..." E fizemos juntos uma espécie de "pacto de desenvolvimento" com o qual ele também se comprometeu. Hoje isso é comum, mas na época não era.
Na minha opinião as pessoas que realmente ajudam não são as que elogiam todo o tempo, mas as que sinceramente indicam os pontos fracos em conversas reservadas, dão meios de corrigir e acompanham o teu progresso.
Passou os últimos meses de sua vida em Salzburgo e lá morreu de um infarto fulminante. Por ironia, num dos lugares menos propícios a stress que se pode imaginar.
Com a ausência do Paul, o mundo ficou sem um razoável guitarrista, grande apreciador de vinhos e ficou um pouco menos alegre e mais dissimulado.
"Leo, keep it up!". Eu não esquecí.