Pequena biografia do escritor e médico João Guimarães Rosa
A data de 27 de junho de 2008 ficará marcada nos anais da literatura brasileira, pela celebridade, pois nela comemorou-se o centenário de nascimento de um de seus mais dignos representantes.
Trata-se do Romancista João Guimarães Rosa, nascido na cidade mineira de Cordisburgo, onde fez os primeiros estudos. Estudou ainda em Belo Horizonte e lá se formou em medicina. Na condição de médico cavaleiro clinicando no interior de Minas, aprendeu as características de comportamento do povo sertanejo, o que lhe permitiu um grande entrosamento profissional. Durante a revolução de 1932 foi médico voluntário da Força Pública Mineira, quando alcançou a patente de capitão. No ano de 1934 entrou para a carreira diplomática, atingindo o posto de ministro de primeira classe no final de sua vida.
Guimarães Rosa viveu duplamente, era escritor e diplomata. Em 1956 publicou sua maior obra, o romance Grande Sertão Veredas, em que descreve a vida de um jagunço. Um pouco antes de seu falecimento em 1967, elegeu-se para a Academia Brasileira de Letras. A importância de sua obra literária se faz notória, em razão da grande aceitação do público leitor que a procura não apenas nas livrarias, bem como nas bibliotecas escolares e públicas. De sua autoria constam ainda as seguintes obras; Magma; Sagarana; Corpo de Baile; Buriti; Primeiras Estórias; As Margens da Alegria e Tutaméia.
Fonte; Nova Enciclopédia de Biografias, da empresa Planalto Editorial Ltda