UT PICTURA... A Cármen Nóvoa (12): Final

Outros poemas sobre os quadros:

Silêncio nu, amassado aos objetos

raivosos de equilíbrio:

serpeia a cingir o indizível

entre o branco, o azul e a esperança.

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Silêncio nu, amassado —raivoso—

de equilíbrios:

serpeia azul e brilhante a esperança...

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O mar bretemoso tece e enguedelha

esferas fiéis de amante e mãe e menino.

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...e criou a luz, azul, criou as asas todas,

femininas, de todas as cores, ouro e amor.

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Cor é beleza: nós de tremores,

donzelas de flores, sinuosas...

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Mergulhado, submerso, ficto:

espinho do tempo e dos ardores.

Rosa moura a renascer

gozo e brêtema e vitória.

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Como textos digitais,

dedos de maranhas e mistério:

ecos infinitos, luminosos,

de azul estremecido.

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Outono ou primavera:

abelhas de ledice:

undívagos e aflitos

olhares de azul e ouro dissipado:

amado e amada, como espelhos...

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Outono ou primavera:

abelhas de ledice;

florescido e aflitos

olhares de azul e ouro flutuantes:

amantes, só espelhos sós...

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Sol e céu, enxertos na sombra:

espelho de espelhos, deleitoso.

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Clamores enramados ou raízes

tremeluzentes?:

Azul só aflito de luz e sombra.

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Ondagem de amor e lida

em tremores luminosos:

ferido, o mar tornou-se céu,

ou apenas sol.

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Ouro submerso: sol azul.

Murmura o mar medos e amores

desde a brêtema brilhante do sonho...

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Na dúvida tecido, sonho

ou sombra, caminho namorado.

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No vento vulnerado,

as veias vibráteis:

pólas, sol e céu impreciso.

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Incêndios de clamores,

enguedelho de vazios assombrados:

grito de ouro e eco prosseguido:

luz e luz e singelo azul,

quase esperança.

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Sonho em chamas esbatidas,

trepida a luz em sussurros azuis:

lá, nu fundo, explode em prazer,

saudade inquieta: só espelho.

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Feliz em contemplares,

dorna solitária:

largo mar em terra,

abraço extenso.

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Adaptados pelo autor, Amado L. Caeiro/António Gil Hernández,

de 'Baralha de sonhos' (1985), de 'Luzes e espírito' (1990) e 'Do amor de tudo quanto é livre' (1995).