UT PICTURA... A Cármen Nóvoa (1): Amor azul

UT PICTURA POESIS.- COM MOTIVO DUMAS EXPOSIÇÕES (passadas) DE CÁRMEN NÓVOA

Bastantes anos depois e para o RECANTO DAS LETRAS, revejo estes poemas que complementavam, à maneira de pés líricos, os quadros de diferentes exposições da pintora, companheira de profissão e mormente amiga, a saudosa Cármen Nóvoa (ou Novoa), falecida nova demais, invadida por um cancro galopante e cruel.

Não posso acompanhar o texto com a gravura correspondente, pela simples razão de não dispor dela. Mas, como homenagem e lembrança emocionada, sim quero que sirvam os poemas, singelos, sem pretensões, mas nascidos do carinho que nos tínhamos.

* * *

Cármen, eis a minha homenagem carinhosa! Se desde lá vês o que por cá fazemos, estimarás em medida certa esta mínima lembrança que ofereço à consideração de tantas amigas, também pintoras, deste RECANTO DAS LETRAS.

Quero também que os amigos do RECANTO, pintores ou não, se sintam solidários com esta minha tímida homenagem a ti, Cármen.

Obrigado a todos os recantistas que “nos” visitem!

Acrunha /Coruña, na Galiza (Spain), 11 de Junho de 2008, a dous dias de Santo António de Lisboa, meu protetor celestial.

.....

Na foto, Cármen e eu, na apresentação duma das suas exposições. No fundo, dous quadros dela.

*************

AMOR AZUL

Eu

azul de azuis

sombra esclarecida

Outro

e outro

e outros

todos:

universo

**************

LABIRINTO (I)

brancura

sangue

céu

vegetais

terra

vida frutescente

centro ou mundo: cruzamento.

**************

LABIRINTO (II)

Chiar de carro?

Badalar de sino?

Envaidecer de vela?

Brisa salgada?

Vento mareiro?

Alvorar de dia?

Sombra de lua

ou

Luz solar?:

tormenta

*****************************************************