k ( com explicações da Métrica, Kigo e kireji)

teia de aranha

tatuando a cumeeira -

vento na janela

Autor Leandro Raihmundini

1. Estrutura e Convenções do Haicai

**Letra minúscula:**

No haicai tradicional, os versos começam com letra minúscula, exceto quando iniciam com um substantivo próprio. Isso reflete a simplicidade e a naturalidade do haicai, seguindo a tradição japonesa, onde a simplicidade é uma característica central. Neste haicai, todos os versos começam com letra minúscula, alinhando-se a essa convenção.

**Ausência de título:**

É uma prática comum no haicai não utilizar títulos. O objetivo é que o poema seja uma imagem completa em si, sem a necessidade de explicações ou introduções adicionais. O haicai apresentado segue essa regra, não sendo acompanhado de um título, o que direciona o leitor a focar exclusivamente nas imagens e sensações evocadas pelos versos.

2. Análise Métrica e Elisões

O haicai segue a estrutura tradicional em português, utilizando a contagem de sílabas poéticas para alcançar o esquema 5-7-5. A contagem de sílabas poéticas leva em consideração as elisões, que são fusões de vogais que ocorrem no encontro de duas palavras. Vamos analisar verso por verso:

1. **Primeiro verso:** "teia de aranha"

- Contagem poética: **5 sílabas**

- Divisão: Tei-a / de / a-ra-nha

- Observação: Não há elisão no primeiro verso. A contagem das sílabas é direta, resultando em cinco sílabas poéticas. A tônica recai na quinta sílaba ("a-ra-nha"), conferindo ao verso uma terminação clara e ritmada.

2. **Segundo verso:** "tatuando a cumeeira"

- Contagem poética: **7 sílabas**

- Divisão: Ta-tuan-do / a / cu-me-ei-ra

- Observação: Neste verso, há elisão em "tatuando a", onde a vogal final de "tatuando" se funde com a vogal inicial de "a", resultando em uma leitura contínua e harmoniosa, típica da métrica de sete sílabas poéticas.

3. **Terceiro verso:** "vento na janela"

- Contagem poética: **5 sílabas**

- Divisão: Ven-to / na / ja-ne-la

- Observação: O verso final contém cinco sílabas poéticas e termina em uma sílaba átona, mantendo a harmonia do haicai e a sonoridade suave.

**Observação sobre a métrica geral:**

A métrica do haicai segue o padrão 5-7-5, utilizando elisão para manter o ritmo fluido, particularmente no segundo verso. Essa técnica cria uma cadência natural, adequada ao estilo do haicai.

3. Análise do Kigo

O **kigo** é uma palavra ou expressão que faz referência a uma estação do ano ou elemento natural, criando uma conexão sazonal.

- O kigo neste haicai é "vento", que evoca o final do inverno e início da primavera no Hemisfério Sul. A menção ao vento típico de agosto no Brasil sugere mudança, movimento e a transição das estações, associando o haicai ao ciclo natural e à passagem do tempo.

#### 4. Análise do Kireji

O **kireji** representa a pausa ou corte que separa duas imagens ou ideias dentro do haicai, incentivando uma reflexão sobre a relação entre elas.

- O kireji neste haicai é sugerido pelo travessão ("-") após “cumeeira”. Este corte introduz uma pausa que destaca a imagem da teia de aranha na cumeeira em contraste com a presença do vento na janela, criando uma tensão poética entre a delicadeza da teia e o movimento do vento. Esse recurso intensifica o impacto das imagens, promovendo um espaço para contemplação.

5. Montagem de uma Fotografia

**Descrição da Fotografia Inspirada no Haicai:**

Imagine uma fotografia mostrando uma parte superior de uma casa antiga, focando na cumeeira onde uma teia de aranha é suavemente destacada, visível em seu padrão intricado sob a luz suave do entardecer. Ao lado, uma janela aberta revela uma cortina esvoaçando ao toque do vento. A leve brisa que passa pela janela sugere movimento, enquanto a teia permanece imóvel, capturando a sensação de equilíbrio entre o estático e o dinâmico. A fotografia, portanto, evoca a transição e a passagem do tempo, capturando um momento fugaz em que a calma e a agitação coexistem.