SOLARES (HAIKAI XLI)
Sonhos solares
Via à claridade do dia
Vultos lunares ...
Madalena de Jesus
Sonhos solares
Via à claridade do dia
Vultos lunares ...
Madalena de Jesus
Uma interação ao Haikai -6 de Verdana Verdannis. Click abaixo para lê-la:
https://www.recantodasletras.com.br/haikais/6601995
Agradezo a singela interação do meu amigo Edimar Luz. Ele, que é um grande incentivador dos meus trabalhos. Obrigada amigo por sempre me incentivar! Abraços Edimar Luz
Lindo teu haikai, minha querida amiga e grande poetisa Madalena de Jesus. Parabéns sempre! Tentei fazer uma interação com um haikai, mas não é fácil, não. Abraços com carinho, respeito e consideração. Boa tarde/e um fim de semana abençoado e cheio de Luz! Tchau, Madalena! Deus te abençoe.
29/03/2019 17:12 - Edimar Luz e click aqui para ler o amigo Edimar
Como sonhares
A doce luz irradia
Sonhos milhares
AH! TROUXE TAMBÉM UMA PESQUISA
QUE REFIZ SOBRE HAIKAIS ...
O Haicai é originário do japonês haikai, um vocábulo composto de
hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização.
Representa uma forma poética, de origem japonesa, demarcada pela concisão e pela objetividade. Dado esse aspecto, afirmamos que tal modalidade tenta captar um momento da natureza, assim como
o passar do tempo.
Dessa forma, por meio de apenas dezessete sílabas poéticas,
o enunciador (o poeta) capta um flagrante da natureza e assim
o materializa obedecendo aos seguintes parâmetros:
* O primeiro e o terceiro verso são pentassílabos
(formados por cinco sílabas poéticas)
E o segundo é heptassílabo
(constituído de sete sílabas poéticas).
* O outro parâmetro se define pela forma e pela estrutura,
demarcadas pela presença de apenas três versos.
*********************
Podemos citar entre os poetas brasileiros que fizeram do haicai sua manifestação artística: Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, Millôr Fernandes e Olga Savary.
Para constatarmos mais de perto tais manifestações,
analisemos algumas criações de Guilherme de Almeida:
A insônia
Furo a terro fria.
No fundo, em baixo do mundo,
trabalha-se: é dia.
O Poeta
Caçador de estrelas.
Chorou: seu olhar voltou
com tantas! Vem vê-las!
Nós dois
Chão humilde. Então,
riscou-o a sombra de um voo.
"Sou céu!" disse o chão.
Meio-dia
Sombras redondinhas
Soldados de pau fincados
sobre rodelinhas.
Há ainda os que fazem seus poemas mirins
de cinco, sete e cinco sílabas,
e que chamam a essa produção de haicai...
Mas, para os poetas brasileiros, em sua maioria,
destaca-se o "haicai guilhermino" -
assim chamado por que Guilherme de Almeida -
estabeleceu outras regras (que exigem maiores dificuldades)
para o Haicai aqui no Brasil:
=> Haicai é uma forma fixa de versificação composta de três versos
Com cinco, sete e cinco sílabas fônicas respectivamente.
O primeiro verso rima com o terceiro.
E no segundo verso, há correspondência entre
uma rima interna iniciada na segunda silaba
com a da iniciada na sétima sílaba.
Assim, trouxe um exemplo que encontrei nas página de
ENO; de um haicai guilhermino que achei bem interessante,
por demonstrar coerentemente as regras supras expostas.:
" O sol apressado,
espalha a doirada toalha
sobre o chão molhado."
OUTRA PESQUISA QUE FIZ QUANTO A TER OU NÃO TÍTULOS.
ENCONTREI EM: https://www.kakinet.com/caqui/nyumon20.htm
A FORMA DO HAICAI
De maneira geral, haicai é um poema conciso, formado de três versos,
no total de 17 sílabas:
- O primeiro verso tem 5 sílabas
O segundo verso tem 7 sílabas
O terceiro verso tem 5 sílabas
QUANTO À MÉTRICA
Acreditamos que não se deve exigir rigor na contagem de sílabas,
a ponto de sacrificar a expressão poética.
Porém, também acreditamos que o número ideal de sílabas
deve estar próximo a 17, sendo permitidas as
variações para cima ou para baixo.
O HAICAI É UM EXERCÍCIO DE CONCISÃO E SOBRIEDADE
Não é porque você gosta de escrever poemas curtos
que eles devem se enquadrar no esquema do haicai.
Se as 17 sílabas do haicai não são suficientes
para a sua expressão,
não tenha medo de assumir:
"eu não escrevi um haicai".
Outras formas curtas:
A Trova
O tanca
O Poetrix
COMO CONTAR SÍLABAS
A contagem de sílabas deve obedecer à
tradição métrica portuguesa.
Isto significa contar apenas até a sílaba tônica
da última palavra do verso.
Além disso, através do processo de elisão,
fundem-se as vogais
de sílabas vizinhas, de acordo com a pronúncia.