HAIKAIS IMPERFEITOS (145): Rei viajante... e caçador

Notícias sobre a última viagem do rei bourbão, titular do reino da "espaÑa", mal sucedida ou sucedida mal:

"Partidos da oposição espanhola [não o pEsoE; logicamente também não o partido do governo, o pEpE, que é radicalmente monárquico] criticaram hoje a viagem privada [e secreta ou pretendidamente ocultada a todo o mundo: por que?] do Rei Juan Carlos ao Botswana, considerando-a exemplo de “frivolidade” e “falta de ética” na actual situação de crise económica que se vive em Espanha."

(http://www.publico.pt/Mundo/oposicao-espanhola-critica-viagem-do-rei-ao-botswana-1542113 )

"O rei Juan Carlos I da Espanha foi operado na madrugada deste sábado (14) em Madri por conta de uma fratura em três fragmentos no quadril direito, fruto de uma queda acidental durante viagem privada a Botsuana, informou a Casa do Rei em comunicado.

A operação foi realizada no Hospital San José para corrigir a fratura associada a artroses na articulação, e consistiu na reconstrução dos fragmentos da fratura femoral e na implantação de uma prótese de quadril.

O rei deu entrada no centro hospitalar assim que retornou de Botsuana, segundo o comunicado.

Um boletim médico deve dar detalhes do acidente ainda neste sábado.

O doutor Ángel Villamor, responsável pela cirurgia, é o mesmo médico que operou o rei por conta de uma ruptura do tendão de Aquiles do pé esquerdo, em 4 de setembro de 2011, e que implantou uma prótese em seu joelho direito, poucos meses antes, em 3 de junho.

A imprensa espanhola informou que Juan Carlos estava no país caçando elefantes. A "Casa del Rey" [corrijo "Casa Real por "Casa del Rei", que é o nome oficial] não explicou o que o rei estava fazendo no momento da queda.

A internação do monarca espanhol acontece na mesma semana em que seu neto Felipe Juan Froilán sofreu um acidente que o mantém em uma clínica de Madri desde segunda-feira.

Felipe Juan, de 13 anos, foi internado depois de ter ferido o pé direito por causa do disparo acidental de uma escopeta de baixo calibre que maneja quando praticava tiro com seu pai, Jaime de Marichalar." [No reino da "espaÑa" não podem usar armas menores de 14 anos; mas um príncipe é um príncipe...]

(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04/rei-da-espanha-e-operado-apos-fratura-de-quadril.html )

Dos comentários à notícia, colocados no jornal on line "Público" copio o (#88) de Louise (14-04-2012 18:29):

"El safari del rey NO nos ha costado 37.000 euros [aos súbditos bourbónicos do reino da espaÑa]. Esto es la oferta de “Viajes El Corte Inglés” para una persona sin contar el viaje. Y el rey no se va de safari solito ni viaja en “low cost”, y prefiere las agencias que los montan de lujo, a saber 50.000 euros por persona. ¿A cuántas personas asciende su séquito? ¿Y no viaja siempre en un jet privado? ¿A qué precio? Para este trayecto, uno de alquiler sin lujos cuesta a partir de unos 150.000 euros por trayecto, o sea 300.000 euros." (http://www.jetbox-spain.es/alquilar-jet-privado/precio-alquiler-jet-privado.html). Ya vamos por los 350.000 euros para el rey solo. Incluyendo a los escoltas, acompañantes y damas de compañía, seguro que llegamos como mínimo a un total de 500.000 euros, medio millón de euros.”

(http://www.publico.es/espana/429477/matar-un-elefante-37-000-euros )

E sobre o assunto ou sucedido fiz este haikai duplo:

“Nosso” rei bourbão

Tem mui nobre condição:

seu sangue é divino!

Como Deus, com arte

feliz vai a toda a parte:

Grão rei peregrino!