ÓCIO DO POETA

Lendo e escrevendo

ALGUNS POEMAS

Ócio do poeta...

Que do meu amor

Meu olhar seja celha

Berço e proteção

Haikais e outras coisinhas mais...

AS FÉRIAS TÃO ESPERADAS...

Ah como estou cansada...

Esse ano foi um desafio diário, para minha sanidade, para minha dignidade, para minha criatividade! Sobrevivi!!!

Sinceramente, quando eu era mais jovem eu acreditava que poderia mudar o mundo... Hoje já sei que só posso mudar a mim mesma, e quem está ao meu entorno, 'se e somente se' o outro que está convivendo comigo quiser mudar!

Perdi a fé em doutrinas e ideologias, acredito em vontades!

Porque vivencio entendo, que se eu for o melhor do que eu acredito que pode um ser humano, além de arcar com as consequências dessa escolha eu talvez, possa contagiar alguns ao meu redor, mas sinceramente na maioria das vezes tenho sido mesmo ridicularizada, rejeitada por ser como sou, ‘ah... a dor e a delícia de ser quem se é’!

Vivo essa solidão no meu local de trabalho, cito, a respeito da solidão, e da destruição do ser na escola tradicional, um trecho da entrevista "Não existe escola ideal" com o professor José Pacheco, criador da famosa Escola de Ponte, em Portugal, onde não há provas nem séries. Escritor e educador, que agora vive em BH, fala sobre o futuro da educação:

“A escola continua sendo um ‘berço de desigualdades’, mas também poderá ser a instituição onde podem ter origem os caminhos para uma sociedade mais justa e fraterna. A melhor escola do mundo é aquela que ainda não existe. Jamais existirá, se mantiver a configuração de escola que conhecemos. As escolas carecem de reconfiguração e até mesmo de uma gradual desinstitucionalização. A melhor escola será toda a escola que a todos der garantias de acesso e a cada um der condições de sucesso. Aquelas que fizerem dos seus alunos seres mais sábios e pessoas mais felizes. O velho paradigma educacional é responsável pelo insucesso e infelicidade de muitas gerações. É surpreendente que se continue a insistir em práticas inadequadas, mas não é possível, nem aconselhável, fazer design da escola ideal. Ouso somente dizer que não será uma escola repartida em séries, classes, ciclos, ou quaisquer outras segmentações. Será uma escola onde professores solidários hão de ocupar o espaço dos professores solitários. Uma escola que não se isole entre muros. De uma escola sem sentido, como é a atual, poderão emergir escolas com sentido, nas quais os professores darão sentido às suas vidas dando sentido à vida das escolas. Não sei como serão as escolas do futuro, mas sei que outros futuros são possíveis.”

Eu Zeni, na escola em que estou professora, convivo com calões do tipo: fraca, mole, tonta, sonsa, incompetente e até falsa, por incrível que pareça num ambiente de escola, onde a máxima deveria ser a partilha dos melhores valores entre os educadores, a competência é sinônimo de ‘barraco’, de 'não levar desaforo pra casa', de 'eu tenho minha opinião', e 'destruo quem pensar diferente de mim' e a falsidade é sinônimo de ser afetiva, feliz, sincera, intensa com e entre os alunos/as...!...

To fora! Faço o meu trabalho com amor, EU SOU EDUCADORA! E ninguém determina a minha resposta, a minha reação - Tenho que dizer aqui que num grupo de vinte pessoas, em quatro anos, conquistei três educadoras, que pensam quase como eu, mas nosso cotidiano é tão acelerado que raramente podemos partilhar... - Joguem-me pedras que eu devolverei sementes aladas de sentimento, afeto e ternura... E serei sempre alegre, carinhosa e gentil. E se eu tiver que colocar limite, o farei com delicadeza e elegância!

Sim sou servil sem ser subserviente, e principalmente compassiva. Eu não dou o ‘troco’ nunca! É esse o mais criticado dos meus atos. Defeito para alguns que já insinuaram que eu tive um câncer por ser como sou... EU VENCI O CÂNCER POR SER COMO SOU! É ESSA A MINHA VERDADE! DEVOLVO PERDÃO, CALOR E SEMPRE SORRISO...

Deixo o tempo cuidar de colocar tudo no seu lugar, entreguei minha vida a Deus e não me preocupo com ela! Vim aqui pra esse mundo para me divertir e com a missão de AMAR!!!

Fonte:

http://www.revistaencontro.com.br/edicao/106/nao-existe-escola-ideal# em 16/12/2010

Entrevista de Daniele Hostalácio

Zeni Bannitz
Enviado por Zeni Bannitz em 16/12/2010
Reeditado em 17/12/2010
Código do texto: T2675965
Classificação de conteúdo: seguro