folhas secas - tankas
Folhas secas - tankas*
01. vejo as folhas secas
que o vento vai tangendo --
manhã fria de abril
quanta gente vive assim
indo e vindo, tempo afora!
02. as folhas secas
varrem a rua, indo e vindo --
tarde morna de abril
há dias que me sinto assim
tal as folhas secas ao vento
* Folhas Secas é um clássico do samba composta por Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito. A aparente simplicidade da melodia e da letra conduzem a exploração magistral de um tema tão fantástico quanto incômodo, isto é, a chegada do outono na vida de quem se entregou à música, sem pestanejar. A gravação que tenho é de Clara Nunes.
Ao ouví-la pela manhã, chamou-me à atenção o fato de que o tema da música tem identidade com um dos mais conhecidos kigôs do outono, a folha seca.
Em seguida, me lembrei uma outra música, chamada "Folha Seca", um clássico da música sertaneja, composta por José Fortuna, que ouvi na versão gravada por Rolando Boldrin e arranjada com maestria pelo Caçulinha (aquele!).
Somente o título da música e o imaginativo arranjo melódico já seriam suficientes para a evocação do tema, na mente de quem aprecia o haicai.
Juntei a melancolia da manhã friorenta de abril, os sentimentos que as duas músicas me evocaram e ainda a lembrança da imagem das folhas secas saltando pelas ruas, tocadas pelas rajadas de vento, que vi no caminho do trabalho.
Em vez de um haicai, cheguei a estes tankas. Espero que gostem.