Haikai / Haibun

PROJETO PÃO E VIDA

 

Pelas vias da cidade, muitos desvalidos vivem, por circunstâncias diversas, distantes dos entes queridos. Há quem com eles se solidarizam e empreendem esforços na tentativa de minimizar os danos decorrentes dessa dura realidade, fazendo campanhas de arrecadação com a atenção voltada para esse público: roupas, calçados, alimentos, etc.

 

Numa dessas intervenções sociais no decorrer desta estação vernal, em que lhes era servido um jantar, uma jovem contemplada assim declarou: - Nossa! Quem fez esta comida? Que delícia! Parece até almoço de domingo! Provavelmente, lembrou-se de de casa e das muito boas experiências vividas em família.... Atitudes assim são para além de uma ação social.

 

O pensador Mário Cartela, em uma de sua citações, diz mais ou menos assim: "Faça o seu melhor nas condições que você tem; melhorando as condições, você fará melhor ainda".

 

Uma iniciativa solidária, tal qual a mencionada, em um primeiro momento pode parecer tão pequena, entretanto, a essência da ação estará distante dos holofotes, já que aquilo que conta e que, de fato, acrescenta é a entrega pessoal de cada indivíduo envolvido, e isso tem a ver com o coração e não dá para aparecer na fotografia.

 

/////

 

bem delicioso

como almoço de domingo -

disse moradora