ANCESTRALIDADE // ESTHER LESSA
DEUS SEJA LOUVADO !
QUE A GRAÇA DO SENHOR JESUS SEJA SOBRE TODOS NÓS!
Bendize oh,minh'alma Ao Senhor !
Salmo 103; 1-5 Louvado Seja Deus !
Bendize,oh, minh’alma, Ao Senhor,
E tudo o que há em mim, bendiga O Seu Santo Nome.
Bendize, oh, minh’alma, Ao Senhor ,
E não te esqueças de nenhum De Seus Benefícios.
É Ele Que Perdoa todas as tuas iniquidades,
e Sara todas as tuas enfermidades ;
*****************************************
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA TEL. 188
***************************************
POETISA SANDRA LAURITA !
OBRIGADÍSSIMA !
ACHO QUE ESTAMOS AQUI NESTE RECANTO, PRA DIZER NOSSA EMOÇÃO EM POESIAS.
MAS TAMBÉM, PARA O APRENDIZADO, UNS COM OS OUTROS.
AGRADEÇO O CONHECIMENTO QUE ADQUIRI, NA SUA PAGE ! EU , APESAR DE ESTUDAR OS HAIKAIS EM SUAS DIFERENTES MODALIDADES, AINDA NÃO CONHECIA O HAIBUN.
GOSTEI DEMAIS E RESOLVI ENTENDER.
AQUI ESTÁ O RESULTADO !
HAIBUN / HAIKAIS // ESTHER LESSA
DEUS SEJA LOUVADO !
ANCESTRALIDADE?
TINHA SIDO AOS DOZE ANOS. E FOI NO COLÉGIO. SEUS PRIMEIROS CONTATOS COM O IDIOMA FRANCÊS, ALVOROÇARAM SEU INTERIOR.
UM ENCANTO ESPONTÂNEO, VEIO DEVAGAR E PREENCHEU O PEITO.
O QUE ERA AQUILO? EM QUE DISTÂNCIAS TERIA ANDADO OU IRIA ANDAR AQUELE ESPÍRITO ?
ISSO BEIRA, TOCA A ANCESTRALIDADE. NÃO TENHO DÚVIDAS!
MAS ELA, SÓ SABIA SENTIR... SÓ SABIA SE RECONHECER, INTEGRADA, A UM MUNDO ATÉ ENTÃO, DESCONHECIDO, MAS QUE CHEGAVA ASSIM, SEM PEDIR LICENÇA, PRA NUNCA MAIS SE IR ... SAIR ...
A SENSAÇÃO, SEI QUE MUITOS JÁ EXPERIMENTARAM EM ALGUM MOMENTO DE SUAS VIDAS. ACERCA DE ALGO QUE ESTÁ NO SEU MAIS RECÔNDITO.
É COMO EXPLICAR AS PREFERÊNCIAS DAS PROFISSÕES E CARREIRAS. GOSTO PELA ARTE OU POR PERIGOS... ALGO QUE ESTÁ DENTRO DE NÓS E NOS DÁ UMA ALEGRIA INDIZÍVEL, AO SEU CONTATO.
SÓ QUEM O SENTIU, COMPREENDE!
***********************************
HAIKAI 168
FINDAS PRIMAVERAS
DESCONHECIDAS SAUDADES
AH, ANCESTRALIDADE !
*********************
HAIKAI 169
INUNDASTE-ME
COM MAGIA INTERMINÁVEL !
PRIMAVERA EM MIM !
*************************************
INTERAÇÕES
POETA ELIGIO !
OBRIGADÍSSIMA POR SUA BELA INTERAÇÃO !
VEJO QUE, EXISTE EM VOCÊ, PELA MARINHA, O MAR E A AVIAÇÃO NAVAL, A MESMA PAIXÃO QUE SENTI EM MIM, ACERCA DO IDIOMA FRANCÊS. É UM PRIVILÉGIO, EXPERIMENTAR ESSE MARAVILHAMENTO!
PODE ACONTECER NOS MAIS VARIADOS SETORES DA VIDA. POR EXEMPLO, UM PATOLOGISTA... E ESSA SENSAÇÃO DETERMINA TUDO !
PODE-SE, ELIGIO, VIVER SEM PAIXÃO?
Haibun / haikai / Eligio Moura
Eu cheguei cedo na Escola de Aviação. Estávamos em uma fase de seleção para se tornar Aviador Naval. Faz tempo. O cheque consistia em usar as mãos e os pés para acender ou apagar luzes em cores específicas. O instrutor deu as instruções e iniciou o exercício. Duas luzes vermelhas foram acesas e logo apagadas por pressão no pedal direito. E assim continuou com outras luzes. De repente, sem qualquer aviso, a cadeira começou a balançar e uma nervosa mistura de apito de ambulância e de carro de bombeiro soou junto aos inputs de luzes coloridas.
Continuei o exercício.
Dez anos se passaram... Certa noite numa decolagem noturna real do navio-aeródromo Minas Gerais, ao decolar...
Haikai
Os alarmes soaram.
Não era um exercício não.
Era emergência!
Haikai
Lembrei do exercício
Voltei logo para bordo
Sinistro evitei.
**************************
LINDOS HAIKAIS, QUERIDA POETISA NORMINHA!
OBRIGADÍSSIMA!
Nunca esquecemos
Nossas raízes passadas?
Saudades infinitas
**************
Coração saudoso
Bate forte lembranças
Memórias afetivas
***************