Caninos - haibun

Caninos

Eles aparecem, quase sem ser notados. Em geral, com cerca de ano - ou menos. Vira-latas, de diversos padrões e cores no pelo. Desconfiados, ficam inicialmente na imensa área de estacionamento e pátio.

Uns, mais sociáveis, se sentem seguros, e logo estão zanzando na passarela de acesso, aproveitando-se para deitar por ali e quentar um solzinho. Outros se mostram desde o início arredios ou reativos, indicativo certo dos maus tratos de quem os abandonou.

Certas pessoas observam com gravidade que aquilo não pode ser tolerado no local, porquê é prédio de governo, isso, aquilo e, mais alguma coisa. Mas, aqui e ali, vasilhinhas com ração aparecem. E a água também.

Alguns se agradam depressa do tratamento da guarda do prédio e viram companheiros das longas e modorrentas noites de vigília, desde a guarita até os muros de divisa ou recebem o carinho de servidores, nas horas da entrada, saída ou almoço.

E entre o vai e vem de gente e dias, uma parte deles é levada para casa. E uma outra some, tão misteriosamente como apareceu.

.

de surpresa

eis que o frio reaparece

dia do Cão