As formas do infinitivo

Neste post, descrevo as formas derivadas do infinitivo de um verbo. O infinitivo, como se sabe, é a forma verbal que identifica os verbos nos dicionários. Diante de flexões como ‘amava’, ‘amaria’, ‘amasse’ etc., procuramos, no dicionário, pelo verbo ‘amar’. Perfeito? Portanto, ‘amar’ (lª conjugação), ‘vender’ (2ª conjugação) e ‘partir’ (3ª conjugação) são infinitivos verbais.

Do infinitivo original, formamos os futuros do presente e do pretérito do indicativo. No primeiro caso, somamos a terminação ‘ei’; no segundo, somamos a terminação ‘ia’. Assim:

amar + ei → amarei (futuro do presente do indicativo)

amar + ia → amaria (futuro do pretérito do indicativo)

Obtida a primeira pessoa, usam-se, então, as terminações específicas das demais pessoas. Assim: amarei, amarás, amará, amaremos, amareis, amarão.

Vejam que foi usado o verbo ‘amar’, da lª conjugação; cabe lembrar que com verbos da 2ª e 3ª conjugações o processo seria o mesmo. Portanto: venderei, venderás, venderá, venderemos, vendereis, venderão; partirei, partirás, partirá, partiremos, partireis, partirão.

Temos exceções? Sim, apenas os verbos ‘dizer’, ‘fazer’ e ‘trazer’ fogem à regra, pois, nesses casos, o radical sofre uma redução, uma alteração. Assim, temos: direi, dirás, dirá, diremos, direis, dirão.

Do infinitivo, formamos, também, o pretérito imperfeito do indicativo. Achamos o radical do infinitivo, eliminando-se -ar, -er e -ir finais, e acrescentamos as terminações -ava para a 1ª conjugação e -ia para a segunda e terceira conjugações. Vejam:

amar (radical am-) → am+ ava → amava

vender (radical vend-) → vend + ia → vendia

partir (radical part-) → part + ia → partia

Obtida a primeira pessoa, acrescentamos as devidas terminações às demais. Assim: amava, amavas, amava, amávamos, amáveis, amavam; vendia, vendias, vendia, vendíamos, vendíeis, vendiam; partia, partias, partia, partíamos, partíeis, partiam.

Exceções? Poucas, mas há... Vejam os seguintes verbos no pretérito imperfeito do indicativo:

ser → era

ter → tinha

pôr → punha

vir → vinha

Mais ainda. Quem tem o tema do infinitivo (obtido eliminando-se o -r final), possui também o gerúndio do verbo. Basta que se acrescente o sufixo -ndo. Assim:

amar → ama (tema) → ama + ndo → amando

vender → vende (tema) → vende + ndo → vendendo

partir → parti (tema) → parti + ndo → partindo

Por fim, voltemos ao radical do infinitivo, do qual podemos formar o particípio dos verbos. Basta que se acrescentem ao radical as terminações -ado para a 1ª conjugação e -ido para a 2ª e 3ª conjugações. Assim:

amar → am + ado → amado

vender → vend + ido → vendido

partir → part + ido → partido

As exceções que conhecemos são as seguintes: abrir – aberto, cobrir – coberto, escrever – escrito, pôr - posto, dizer – dito, fazer – feito, ver -visto e vir – vindo.

Nem sempre se dá a devida atenção ao processo formador dos tempos, o que leva o estudante, muitas vezes, a ficar memorizando (e esquecendo!) formas. Creio que, atentos ao que expusemos, as dúvidas vão diminuindo e o processo de conjugação torna-se mais simples, sem maiores atropelos. Concordam?

* O autor disponibilizou na Amazon o ebook ‘Português – temas variados’.

* A formação dos tempos verbais encontra-se ainda presente nos seguintes textos disponíveis neste site:

https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/8264538

https://www.recantodasletras.com.br/gramatica/6026895