A PRINCÍPIO, EM PRINCÍPIO, POR PRINCÍPIO

Alguma vez você já teve dúvida ao tentar utilizar as construções “a princípio”, “em princípio” e “por princípio” em alguns de seus textos? Saiba que esta é uma dúvida bem comum causada pela semelhança das construções, pois as três existem na nossa Gramática, porém, são empregadas em contextos diferentes.

“A princípio” significa no começo ou inicialmente e é usada quando queremos esclarecer que a ideia inicial era diferente da que foi efetivamente posta em ação.

Ex.: A princípio planejávamos dar uma festa para muitos convidados, no entanto, nossa condição econômica atual nos obrigou a realizar um evento mais modesto, apenas para familiares e amigos próximos.

“Em princípio” significa em tese, teoria e seu emprego pode ser algo irônico quando a prática nem sempre corresponde à teoria.

Ex.: Em princípio todo país democrático garante plena liberdade de expressão a seus cidadãos.

Finalmente “por princípio” significa convicção, crença pessoal.

Ex.:Tenho por princípio tratar as pessoas como eu gosto de ser tratado.

Lembre-se, o uso incorreto dessas legítimas construções gramaticais pode provocar ambiguidade na comunicação.

Ex.: A princípio todo ser humano é bom. Ora, quer dizer que no começo, talvez ao nascer, todo ser humano é bom e depois fica mau?

Em princípio todo ser humano é bom. Sim, agora entendo. De acordo com a sua tese todo ser humano nasce bom. A convivência e os ambientes sociais é que moldam o seu caráter, podendo ou não pervertê-lo.

Gostaram da dica de hoje, pessoal? Até a próxima!