Construção de períodos compostos – alguns exemplos

Vamos, neste texto, propor um exercício que reputamos muito útil aos estudantes que queiram aprimorar a proficiência no português escrito, para o sucesso nos concursos públicos, nos vestibulares, no Enem, na vivência universitária, enfim, em seus textos vida afora.

Professores de português, em nossa tarefa de orientar a prática de redação, não é raro que nos deparemos com textos cuja estrutura se apresenta muito comprometida, muito deficiente. O que quero dizer com isso? Trata-se, por exemplo, de textos que não respeitam o princípio de que um período, gramaticalmente falando, é um enunciado que apresenta sentido completo, compreensível, inteligível, sendo geralmente terminado em ponto final. Observem, então, o seguinte hipotético período:

Quando eu os encontrei ontem à noite na pracinha de nosso bairro, no maior bate-papo.

Notaram? Do ‘quando’ até ‘bate-papo’, a ideia não se completa, não se fecha. O redator, como se vê, marcou como período aquilo que, na verdade, é apenas uma parte do período. Nesse caso, eu diria que houve um erro grave de escrita. Muitas situações desse tipo haverão, certamente, de comprometer e muito a nota do estudante em um exame de redação. Se o aluno estiver reincidindo muito nessa impropriedade, outros quesitos como a concordância, a regência, a ortografia etc. tornam-se um alvo a ser atingido em uma etapa posterior. Será preciso primeiramente aprimorar a construção de períodos.

É claro que há como exercitar a construção de verdadeiros períodos compostos. Um exercício muito útil, apresentado por Othon M. Garcia, no livro Comunicação em prosa moderna, consiste em transformar o estudo dos conectores e de suas relações semânticas bem como dos pronomes relativos em ótima oportunidade para redigir períodos compostos. Parte-se, então de períodos simples (geralmente) para a construção de períodos compostos.

Para exemplificar, proponho que formemos um período composto a partir das informações presentes após cada um dos enunciados abaixo:

a) O português culto requer um treinamento por parte dos estudantes. (ideia central)

b) Precisamos, na escrita de textos acadêmicos, do português culto. (atributo de a)

c) Os estudantes não podem se limitar apenas à sua intuição linguística. (atributo de b)

Saibam que a oração que traduz atributo, qualidade, será introduzida por um pronome relativo.

Muito bem! Observem que ‘b’ diz algo de ‘a’ e ‘c’ diz algo de ‘b’. Se não tivéssemos os pronomes relativos, escreveríamos algo assim:

O português culto [precisamos, na escrita de textos acadêmicos, DO PORTUGUÊS CULTO ] requer um treinamento por parte dos estudantes / OS ESTUDANTES não podem se limitar apenas à sua intuição linguística.

Substituindo o ponto em comum entre as orações pelos pronomes relativos, teremos:

O português culto [precisamos, na escrita de textos acadêmicos, DE QUE / DO QUAL ] requer um treinamento por parte dos estudantes, / QUE / OS QUAIS não podem se limitar apenas à sua intuição linguística.

Finalmente, levando o grupo ‘de que / do qual’ para o início da oração, teríamos:

O português culto, DE QUE / DO QUAL precisamos, na escrita de textos acadêmicos,] requer um treinamento por parte dos estudantes, / QUE / OS QUAIS não podem se limitar apenas à sua intuição linguística.

Vejam que redigimos, com perfeição, um período composto. Atentem para o sentido, que é completo, compreensível.

Algo assim

‘O português culto, DE QUE / DO QUAL precisamos, na escrita de textos acadêmicos.’ (com ponto no final)

representaria um erro grave de estruturação de períodos. Concordam?

Vamos a mais uma proposta. Formemos um período composto a partir das orientações seguintes:

a) Siga em frente. (ideia central)

b) Dobre à direita. (adição de outra ideia central)

c) Você chega ao colégio. (finalidade das ideias centrais)

d) Está havendo uma festa junina no colégio. (atributo de c)

Somando as duas ideias centrais, temos:

Siga em frente e dobre à direita.

Os conectores que traduzem finalidade são ‘para que’, ‘a fim de que’, ‘para’ etc. Como ‘c’ é finalidade das anteriores, temos:

Siga em frente e dobre à direita para que / a fim de que chegue / para chegar ao colégio.

Ocorre que ‘d’ é um atributo de ‘c’. Atributo! Lembra-se? Está na hora do pronome relativo. Temos, então, a seguinte, solução:

Siga em frente e dobre à direita para que chegue ao colégio em que / no qual / onde está havendo uma festa junina.

Veja que a proposta de exercício já nos ensina sobre essa preposição antes do ‘que / o qual’, pois ‘a festa está havendo no (em + o) colégio’. Consequentemente, esse conectivo vai aparecer antes do pronome relativo. É só uma questão de treino!!

Vamos ao último exemplo, para não nos estendermos demais.

a) Os bons alunos devem procurar a companhia dos livros. (ideia central)

b) Os estudos dos bons alunos frutificam. (finalidade de a; intercale à ideia central)

c) Os bons alunos conseguem bons empregos. (outra finalidade de a)

d) O mercado de trabalho está hoje muito concorrido. (causa de a)

e) O mercado de trabalho antes assimilava facilmente a mão de obra especializada. (atributo de d)

Agora, vamos propor a resposta e fazer pequeno comentário. Certo? Eis uma possível resposta:

Os bons alunos, para que seus estudos frutifiquem e consigam bons empregos, devem procurar a companhia dos livros porque o mercado de trabalho, que antes assimilava facilmente a mão de obra especializada, está hoje muito concorrido.

Observem a intercalação do ‘para que’ até ‘empregos’, o uso do ‘porque’ de causa e finalmente o uso do pronome relativo ‘que’, substituindo ‘mercado de trabalho’, portanto sem preposição antes.

Observem, ainda, que de ‘os bons alunos’ até ‘concorrido’ a ideia se fecha, se completa. Aproveitamos para sugerir que os períodos não fiquem muito longos. Esse do terceiro exemplo possui cinco orações... A rigor, não haveria um limite, mas períodos muito longos costumam ficar confusos, de difícil compreensão, ainda que a estrutura não fique comprometida. E, cá para nós, quem escreve quer ser lido e compreendido!

Como veem, dissemos de uma atividade necessária!

Espero ter ajudado um pouco... *

* O autor disponibilizou, recentemente, na Amazon, o ebook ‘Construção de períodos compostos – só exercícios & respostas’.