A crase antes do possessivo singular seguido de substantivo
É comum ouvirmos que não se usa o sinal da crase antes de pronomes possessivos no singular, quando seguidos de nomes de parentesco. Essa informação não aparece em muitos gramáticos, mas há, sim, aqueles que apresentam essa visão.
É óbvio que subjaz a essa informação o entendimento de que não seriam precedidas de artigo expressões do tipo ‘minha mãe’, ‘minha tia’, ‘minha avó’, ‘minha sobrinha’ etc. Se não há artigo, não haveria a contiguidade dos dois ‘aa’, que na escrita se indica com o sinal da crase. Assim, portanto:
Fiquei tão feliz quando ouvi aquele elogio a + ø minha mãe. (a minha mãe)
Foram entregues a + ø nossa tia os equipamentos encomendados. (a nossa tia)
Essa é, naturalmente, a lógica da prescrição. Ocorre que qualquer usuário da língua, com sensibilidade para o tema, testa frases do tipo ‘A minha mãe é pessoa boníssima’ e ‘A nossa tia sempre guarda em casa as nossas encomendas’. O usuário faz o teste e põe em xeque a regra! Viram? Usou-se o artigo, que, também, poderia ter sido omitido. Sendo assim, caberia a regra geral que diz ser facultativo o sinal da crase, antes de possessivo singular seguido de substantivo.
Mas é preciso que – para reivindicarmos o sinal facultativo da crase – tenhamos o abono de alguma autoridade. E isso não nos falta. Recorro a famoso gramático e filólogo do passado. Said Ali, na sua ‘Gramática secundária da língua portuguesa’, assim escreve:
"Nomes que indicam parentesco requerem o possesivo sem artigo, salvo se se quiser reforçar o possessivo enfaticamente:
Salvou seu pai da desgraça.
Um esquadrão mais lustroso que o de seus sobrinhos. (Herculano)
A tua filha nunca te acusará ante o supremo juiz. (Herculano)
Teus irmãos abandonaram-te".
Nos exemplos acima, a ênfase se dá no terceiro caso, com a anteposição do artigo ao grupo nominal 'tua filha'.
Portanto, defenderíamos o uso facultativo do sinal da crase antes de possessivo seguido de nome no singular, sem exceções. Concordam? *
* O autor disponibilizou na Amazon os seguintes ebooks:
Português – temas variados;
Português – textos, testes & respostas;
Cartas & emails para vários fins.