Coleção de pequenos textos. Histórias para Alfabetizar
Lucas e o Alfabeto
Conhecendo a letra "A"
Lucas estava muito animado para ir à escola pela primeira vez. Ele queria aprender muitas coisas novas e fazer novos amigos. Ele pegou sua mochila, seu lanche e seu livro favorito e saiu de casa com sua mãe.
No caminho, ele viu muitas coisas que começavam com a letra A. Ele viu um avião no céu, uma árvore no parque, um abacaxi na feira e um anel na vitrine. Ele ficou curioso sobre essa letra e perguntou à sua mãe:
- Mãe, o que é essa letra que parece um triângulo com uma perninha?
- Essa letra é o A, filho. É a primeira letra do alfabeto e de muitas palavras. Você vai aprender mais sobre ela na escola.
- Que legal, mãe! Eu quero saber mais sobre o A!
Chegando na escola, Lucas foi recebido pela professora Glorete. Ela apresentou Lucas aos seus novos colegas e o levou para a sala de aula. Lá, ele viu um grande cartaz com todas as letras do alfabeto, cada uma com um desenho ao lado. Ele logo reconheceu o A e o desenho de uma abelha.
- Professora, o que é isso? - ele perguntou, apontando para o cartaz.
- Isso é o alfabeto, Lucas. São as letras que usamos para escrever as palavras. Hoje vamos aprender sobre a primeira letra, o A. O A tem o som de /a/, como em abelha, aranha, amarelo e amigo.
- Eu gosto do A, professora! Eu vi muitas coisas com A no caminho para a escola!
- Que bom, Lucas! Você é muito observador! Vamos fazer uma atividade para praticar o A. Vou distribuir uma folha com vários desenhos e vocês vão circular os que começam com A.
Lucas pegou sua folha e seu lápis e começou a procurar os desenhos com A. Ele encontrou uma água, uma almofada, um alho, um arco-íris e um astronauta. Ele circulou todos eles com capricho e mostrou para a professora.
- Muito bem, Lucas! Você acertou todos! Você está de parabéns!
Lucas ficou muito feliz e orgulhoso. Ele tinha aprendido uma nova letra e se divertido muito. Ele mal podia esperar para aprender as outras letras e descobrir mais palavras. Ele tinha certeza de que ia adorar a escola.
____________________________________________
Lucas e o Alfabeto
Conhecendo a letra "E"
No dia seguinte, Lucas voltou à escola com muita vontade de aprender mais. Ele cumprimentou seus amigos e sua professora Glorete e foi para a sala de aula. Lá, ele viu o cartaz do alfabeto novamente, mas desta vez com uma nova letra destacada: o E.
- Professora Glorete, o que é essa letra que parece um tridente, que vi no desenho? - ele perguntou, apontando para o cartaz.
- Essa letra é o E, Lucas. É a segunda letra do alfabeto e de muitas palavras. Você vai aprender mais sobre ela hoje.
- Que legal, professora! Eu quero saber mais sobre o E!
- O E tem o som de /e/, como em elefante, escada, esquilo e escola. Vamos ver um vídeo com uma música sobre o E. Prestem atenção nas palavras que começam com E.
A professora colocou o vídeo na tela e todos os alunos cantaram junto:
🎵 E de elefante, que é muito grandão
E de escada, que ajuda a subir
E de esquilo, que come noz e castanha
E de escola, onde a gente aprende 🎵
Lucas adorou a música e repetiu as palavras com E. Ele achou o elefante muito engraçado e o esquilo muito fofo. Ele também gostou da escola, onde ele podia aprender e brincar.
- Muito bem, turma! Vocês cantaram muito bem! Agora vamos fazer uma atividade para praticar o E. Vou distribuir uma folha com várias palavras e vocês vão pintar as que começam com E.
Lucas pegou sua folha e seus lápis de cor e começou a procurar as palavras com E. Ele encontrou uma estrela, uma espada, um envelope, um espeto e um esmalte. Ele pintou todos eles com cores diferentes e mostrou para a professora.
- Muito bem, Lucas! Você acertou todos! Você está de parabéns!
Lucas ficou muito feliz e orgulhoso. Ele tinha aprendido uma nova letra e se divertido muito. Ele mal podia esperar para aprender as outras letras e descobrir mais palavras. Ele tinha certeza de que ia adorar a escola.
_____________________________________________
Lucas e o Alfabeto
Conhecendo a letra " i"
No terceiro dia, Lucas estava ainda mais empolgado para ir à escola. Ele queria aprender mais letras e mais palavras. Ele pegou sua mochila, seu lanche e seu livro favorito e saiu de casa com sua mãe.
No caminho, ele viu muitas coisas que tinham a letra I. Ele viu um ímã na geladeira, um iglu na revista, um índio na televisão e um isqueiro na banca. Ele ficou curioso sobre essa letra e perguntou à sua mãe:
- Mãe, o que é essa letra que parece um palito?
- Essa letra é o I, filho. É a terceira letra do alfabeto e de muitas palavras. Você vai aprender mais sobre ela na escola.
- Que legal, mãe! Eu quero saber mais sobre o I!
Chegando na escola, Lucas foi recebido pela professora Glorete. Ela e Lucas deram bom dia aos colegas e o levou para a sala de aula. Lá, ele viu o cartaz do alfabeto novamente, mas desta vez com uma nova letra destacada: o I.
- Professora, o que é essa letra que parece um palito? - ele perguntou, apontando para o cartaz.
- Essa letra é o I, Lucas. É a terceira letra do alfabeto e de muitas palavras. Você vai aprender mais sobre ela hoje.
- Que legal, professora! Eu quero saber mais sobre o I!
- O I tem o som de /i/, como em ilha, igreja, inverno e irmão. Vamos ver um livro com uma história sobre o I. Prestem atenção nas palavras que têm I.
A professora pegou um livro com o título "A Ilha do I". Ela começou a ler a história para os alunos:
Era uma vez uma ilha muito diferente. Nessa ilha, tudo começava com a letra I. Havia iguanas, íris, iscas, ilhós e muito mais. Os habitantes dessa ilha eram os irmãos Iara e Ivo, que adoravam brincar e explorar. Um dia, eles decidiram fazer uma viagem de barco pela ilha. Eles levaram um isopor com iogurte, iogurte e iscas. Eles também levaram um isqueiro, um imã, um ioiô e um ipê. Eles navegaram pelo mar, admirando as paisagens. Eles viram ilhas, icebergs, ilhotas e ilusões. Eles se divertiram muito, até que o barco começou a balançar. Eles olharam para o céu e viram nuvens negras. Era uma tempestade se aproximando. Eles ficaram com medo e tentaram voltar para a ilha. Mas o vento era muito forte e as ondas eram muito altas. Eles perderam o controle do barco e foram levados pela correnteza. Eles gritaram por socorro, mas ninguém os ouviu. Eles pensaram que iam se afogar. Mas então, eles viram uma luz no horizonte. Era um farol. Eles remaram na direção da luz, esperando encontrar ajuda. Eles chegaram perto do farol e viram uma placa. Nela estava escrito: "Bem-vindos à Ilha do I". Eles ficaram surpresos e aliviados. Eles tinham voltado para a sua ilha. Eles atracaram o barco e subiram as escadas do farol. Lá em cima, eles encontraram um velho sorridente. Ele se apresentou:
- Olá, eu sou o Ivo, o guardião do farol. Eu vi vocês na tempestade e acendi a luz para guiá-los. Vocês estão bem?
- Sim, estamos bem. Obrigado por nos salvar. Nós somos a Iara e o Ivo, os irmãos da ilha.
- Que coincidência! Eu também me chamo Ivo. E eu também sou irmão da ilha. Eu sou o seu tio.
- O nosso tio? - eles exclamaram, surpresos.
- Sim, o seu tio. Eu sou o irmão do seu pai, o Ivan. Eu vim visitá-los há muito tempo, mas acabei ficando por aqui. Eu gostei tanto da ilha que resolvi cuidar do farol. Eu gosto de ver as coisas que começam com I.
- Nós também gostamos, tio. Nós adoramos a ilha do I.
- Que bom, sobrinhos. Vocês são muito parecidos comigo. Venham, vamos tomar um chá de erva-doce e comer uns biscoitos de inhame. Eu tenho muitas histórias para contar.
Eles entraram no farol e se sentaram à mesa. Eles conversaram, riram e se abraçaram. Eles se sentiram felizes e aconchegados. Eles tinham encontrado um novo amigo e um novo parente. Eles tinham descoberto o valor da letra I.
Lucas adorou o livro e repetiu as palavras com I. Ele achou a história muito emocionante e bonita. Ele também gostou do tio Ivo, que era muito simpático e sábio.
- Muito bem, turma! Vocês prestaram muita atenção! Agora vamos fazer uma atividade para praticar o I. Vou distribuir uma folha com várias frases e vocês vão completar as lacunas com palavras que têm I.
Lucas pegou sua folha e seu lápis e começou a completar as frases com I. Ele escreveu:
- Eu gosto de brincar de __ioiô__.
- A minha cor favorita é __índio__.
- O meu animal favorito é o __iguana__.
- Eu tenho um __irmão__ chamado Igor.
- Eu moro em uma __ilha__ muito bonita.
Ele mostrou sua folha para a professora.
- Muito bem, Lucas! Você acertou todas! Você está de parabéns!
Lucas ficou muito feliz e orgulhoso. Ele tinha aprendido uma nova letra e se divertido muito. Ele mal podia esperar para aprender as outras letras e descobrir mais palavras. Ele tinha certeza de que ia adorar a escola.
____________________________________________
Lucas e o Alfabeto.
Conhecendo a letra "O"
No quarto dia, Lucas estava mais curioso do que nunca para ir à escola. Ele queria aprender mais letras e mais palavras. Ele pegou sua mochila, seu lanche e seu livro favorito e saiu de casa com sua mãe.
No caminho, ele viu muitas coisas que tinham a letra O. Ele viu um ovo na cozinha, um ônibus na rua, um orelhão na esquina e um ovo de Páscoa na vitrine. Ele ficou curioso sobre essa letra e perguntou à sua mãe:
- Mãe, o que é essa letra que parece um círculo?
- Essa letra é o O, filho. É a quarta letra do alfabeto e de muitas palavras. Você vai aprender mais sobre ela na escola.
- Que legal, mãe! Eu quero saber mais sobre o O!
Chegando na escola, Lucas foi recebido pela professora Glorete, que tinha um O no nome. Ela segurou nas mãos de Lucas e o levou para a sala de aula. Lá, ele viu o cartaz do alfabeto novamente, mas desta vez com uma nova letra destacada: o O.
- Professora Glorete, o que é essa letra que parece um círculo? - ele perguntou, apontando para o cartaz.
- Essa letra é o O, Lucas. É a quarta letra do alfabeto e de muitas palavras. Você vai aprender mais sobre ela hoje.
- Que legal, professora! Eu quero saber mais sobre o O!
- O O tem o som de /o/, como em ovo, onça, óculos e orelha. Vamos fazer um jogo com o O. Eu vou dizer uma palavra e vocês vão dizer se tem O ou não. Se tiver O, vocês vão bater palmas. Se não tiver O, vocês vão ficar quietos. Vamos começar?
A professora começou a dizer as palavras e os alunos responderam:
- Bola - (palmas)
- Casa - (silêncio)
- Olho - (palmas)
- Peixe - (silêncio)
- Ouro - (palmas)
- Flor - (silêncio)
- Onda - (palmas)
- Lua - (silêncio)
Lucas adorou o jogo e repetiu as palavras com O. Ele achou o O uma letra muito divertida e fácil de reconhecer. Ele também gostou de bater palmas, que era um som alegre e contagiante.
- Muito bem, turma! Vocês acertaram todas! Vocês estão de parabéns!
Lucas ficou muito feliz e orgulhoso. Ele tinha aprendido uma nova letra e se divertido muito. Ele mal podia esperar para aprender as outras letras e descobrir mais palavras. Ele tinha certeza de que ia adorar a escola.
_____________________________________________
Lucas e o Alfabeto.
Conhecendo a letra "U"
Joilson Remanso.
No quinto dia, Lucas estava ansioso para ir à escola. Ele queria aprender a última vogal e completar o seu alfabeto. Ele pegou sua mochila, seu lanche e seu livro favorito e saiu de casa com sua mãe.
No caminho, ele viu muitas coisas que tinham a letra U. Ele viu um urso de pelúcia, um uva, um umbigo e um urubu. Ele ficou curioso sobre essa letra e perguntou à sua mãe:
- Mãe, o que é essa letra que parece um sorriso?
- Essa letra é o U, filho. É a quinta e última vogal do alfabeto e de muitas palavras. Você vai aprender mais sobre ela na escola.
- Que legal, mãe! Eu quero saber mais sobre o U!
Chegando na escola, Lucas foi recebido pela professora Glorete, que tinha sorriso contagiante. Ela apresentou a Lucas e aos seus colegas a nova letrinha. Na sala de aula ele viu o cartaz do alfabeto novamente, mas desta vez com uma nova letra destacada: o U.
- Professora, o que é essa letra que parece um sorriso? - ele perguntou, apontando para o cartaz.
- Essa letra é o U, Lucas. É a quinta e última vogal do alfabeto e de muitas palavras. Você vai aprender mais sobre ela hoje.
- Que legal, professora! Eu quero saber mais sobre o U!
- O U tem o som de /u/, como em urso, uva, unha e uva. Vamos fazer uma brincadeira com o U. Eu vou mostrar uma imagem e vocês vão dizer se tem U ou não. Se tiver U, vocês vão levantar a mão. Se não tiver U, vocês vão cruzar os braços. Vamos começar?
A professora mostrou as imagens e os alunos responderam:
- Uma bola - (cruzam os braços)
- Um urso - (levantam a mão)
- Uma flor - (cruzam os braços)
- Uma uva - (levantam a mão)
- Um carro - (cruzam os braços)
- Um urubu - (levantam a mão)
- Uma lua - (cruzam os braços)
- Um umbigo - (levantam a mão)
Lucas adorou a brincadeira e repetiu as palavras com U. Ele achou o U uma letra muito simpática e fácil de lembrar. Ele também gostou de levantar a mão, que era um gesto de participação e confiança.
- Muito bem, turma! Vocês acertaram todas! Vocês estão de parabéns!
Lucas ficou muito feliz e orgulhoso. Ele tinha aprendido a última vogal e completado o seu alfabeto. Ele mal podia esperar para aprender as consoantes e formar mais palavras. Ele tinha certeza de que ia adorar a escola.