EVOLUIR sempre faz a diferença? ou EVOLUIR SEMPRE, faz a diferença?
A Fisk tinha esse slogan na época em que eu estudava lá, mas nunca entendi muito bem: 'Evoluir sempre faz a diferença.' Na verdade, o que faz a diferença? Simplesmente evoluir? Ou evoluir sempre? Acho que a frase é meio ambígua porque depende se o advérbio modifica o verbo evoluir ou o verbo fazer; de acordo com a mudança, tudo fica diferente.
Na primeira interpretação, 'sempre' serve como advérbio de frequência do verbo 'evoluir', indicando a regularidade ou constância de uma ação. No segundo, é um advérbio de modo. Nesse caso, 'sempre' indica a forma como a ação de 'fazer a diferença' acontece, ou seja, de maneira constante ou regular.
O que os publicitários queriam dizer? E para você, o que faz mais a diferença? Evoluir constantemente ou simplesmente evoluir?
Para mim, é evoluir sempre. Não adianta evoluir uma única vez e parar por aí; dessa forma, a frase 'evoluir sempre faz a diferença' se torna mentirosa. Evoluir apenas uma vez e parar resulta em estagnação.
Nas entrevistas de emprego, sempre destaco como um dos meus pontos positivos a qualidade de evoluir sempre, além da facilidade de aprendizado e boa comunicação escrita e oral (normalmente, são três).
De fato, evoluir sempre, faz a diferença. Eu acho que no slogan da Fisk faltou a vírgula para fazer mais sentido para mim. Ou eles estavam errados?