As terminações 'ão' e 'am' – uma lição para iniciantes

Os iniciantes (às vezes, já nas séries do fundamental) muitas vezes escrevem 'falão', 'amão', 'cantão' (v. cantar) etc. Estão naquela fase em que não distinguem ÃO de AM, no final de palavras.

Se já tiverem noção de tonicidade e um leve conhecimento de verbos e substantivos, talvez possam adquirir uma ferramenta que lhes permita não errar mais.

A regra básica seria a seguinte: não existe substantivo terminado em AM.

Assim sendo, o iniciante não terá dificuldades para grafar ÓRGÃO, ÓRFÃO, ACÓRDÃO, SÓTÃO, SABÃO, LEITÃO, GLUTÃO, GAROTÃO, SENSAÇÃO, EMOÇÃO etc.

Uma boa conferência seria a consulta a um dicionário eletrônico. Procurem palavras terminadas em AM... Não encontrarão substantivos. O Aurélio eletrônico registra, contrariando nossa regrinha, 'diazempam', 'dissulfiram', ' nitrazepam'... Convenhamos que melhor seria não incomodar os iniciantes com esses vocábulos.

Mas se tivermos verbos?

Nesse caso, entra a noção de tonicidade. Se a palavra for oxítona, escreveremos ÃO; se for paroxítona, escreveremos AM. Perfeito? Vejam:

Eles erraram (paroxítona) a grafia, mas não errarão (oxítona) mais.

Os pais trabalham (paroxítona) hoje, e os filhos trabalharão (oxítona) amanhã.

Alguns falam (paroxítona) mentiras hoje e, infelizmente, sempre falarão (oxítona).

Os alunos que hoje erram (paroxítona) amanhã acertarão (oxítona).

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