O radical do verbo e o sufixo -ção – lição para iniciantes
Tenho dito – e não digo novidade – que o domínio da ortografia é conquista lenta. Vamos lendo, vamos aprendendo. Vamos ouvindo os mestres e mestras (fui politicamente correto, não?) e com eles vamos assimilando informações, dicas, sempre muito importantes e úteis para que não passemos constrangimentos. É assunto que sempre vai requerer consultas aos dicionários.
Vou me ater no presente texto a uma regrinha que retiro da observação prática. Para isso preciso da noção de radical do verbo, que é o núcleo significativo da forma verbal, facilmente encontrável no infinitivo, quando apagamos as terminações -ar, -er e -ir. Assim, os segmentos and-, vend- e part- são, respectivamente, os radicais dos verbos ‘andar’, ‘vender’ e ‘partir’. Às vezes, ao longo da conjugação, o radical varia, modifica-se, mas isso não nos interessa no momento.
Feita essa observação inicial, vamos à regrinha prática, originária da noção de radical: escreve-se -ÇÃO, nos nomes provenientes de verbos, quando o radical mantém-se intacto na formação do nome derivado. Vejamos uma pequena lista (ela seria imensa):
atribu/ir → atribu/ição
Observe que o radical atribu- repete-se, sem nenhuma modificação, no nome derivado a partir do infinitivo. Portanto, o emprego do ‘ç’ é simples e inquestionável. Concordam?
Vamos ampliar um pouco mais a listagem:
autentic/ar → autentic/ação
barbe/ar → barbe/ação
celebr/ar → celebr/ação
cess/ar → cess/ação
compet/ir → compet/ição
dilu/ir → dilu/ição
eletrific/ar→ eletrific/ação
examin/ar → examin/ação
perd/er → perd/ição
varr/er → varr/ição
exib/ir → exib/ição
med/ir → med/ição
A lista é grande… Basta que vocês pensem em 'acarear', 'achincalhar,' ‘agregar’, ‘alegar’, 'antecipar', 'bebericar', 'captar', ‘absolver', ‘abolir’, ‘aferir’, 'bipartir' etc.
É claro que vocês encontrarão casos em que o radical se modifica quando se faz a nominalização (criação do nome a partir do verbo), como em ‘juntar’ e ‘junção’, ‘resolver’ e ‘resolução’, mas – convenhamos – isso não inviabiliza a verdade contida na regrinha. Concordam? Guardem, portanto, a regra e acertarão, sem dificuldade, centenas de casos. *
* O autor publicou, na Amazon, os seguintes ebooks:
Português – temas variados;
Português – textos, testes & respostas.