PRONOMES POSSESSIVOS x ADJETIVOS POSSESSIVOS (em inglês)

 

Eu tive um professor de português na Faculdade de Letras em São José dos Campos / SP (faleceu com quase 100 anos) que odiava a língua inglesa e sempre implicava conosco, os teachers da sala, que não deveria haver diferença entre os pronomes possessivos e os adjetivos possessivos.

Em inglês, temos os ADJETIVOS POSSESSIVOS e os PRONOMES POSSESSIVOS. Eles são chamados de adjetivos porque vêm antes de um substantivo, qualificando aquele substantivo. Em inglês há uma diferença entre:

MY HOUSEMinha casa – por isso, um adjetivo possessivo porque está em uma posição antes de um substantivo (house) e também não é uma casa qualquer, é a minha casa.

THE HOUSE IS MINEA casa é minha – Neste caso, um verdadeiro (em inglês) pronome possessivo, porque não vem antes do substantivo “casa” - e ainda tem o verbo ser (to be) entre o substantivo e o pronome possessivo. 

 

A nossa briga com o professor de português era muito divertida, nós o respeitávamos muito, graduado da USP em São Paulo e um fanático pela língua portuguesa e sua gramática. "Brigava" conosco o tempo todo. Na época, o idioma inglês ficava cada vez mais evidente e mais importante nas empresas do Vale do Paraíba em cidades como São José dos Campos, Jacareí, Taubaté etc e em indústrias famosas como a Embraer (onde trabalhei por 10 anos no Apoio a Clientes) Johnson & Johnson etc...As escolas particulares de rede ficaram milionárias na época (e ainda são) pela quantidade de alunos que cada uma tinha. Uma delas, onde trabalhei por 18 anos, chegou a ter em torno de 4 mil alunos! 

 

Veja abaixo:

 

 

2a76ff8921112341e664a8d8b3a5df95.jpg

Paulo Eduardo Cardoso Pereira
Enviado por Paulo Eduardo Cardoso Pereira em 22/01/2023
Reeditado em 08/03/2024
Código do texto: T7701619
Classificação de conteúdo: seguro