18 - Diferenças fundamentais entre os VERBOS – Os verbos TRANSITIVOS; o COMPLEMENTO DIRECTO
imos que há diferenças fundamentais entre os VERBOS.
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Revisão da última matéria:
Vimos que há VERBOS que precisam dos ADJECTIVOS para lhes completarem o sentido:
Exs: O dia está bonito.
O exame foi fácil.
O caso ficou complicado.
Ele continua zangado.
Ele permanece fiel ao combinado.
São os VERBOS de SIGNIFICAÇÃO INDEFINIDA. E os principais são:
SER
ESTAR
FICAR
CONTINUAR
PERMANECER
As palavras: BONITO, FÁCIL, COMPLICADO, ZANGADO, FIEL - exprimem QUALIDADES: são os ADJECTIVOS.
E dizemos que esses adjectivos:
bonito
fácil
complicado
zangado
fiel
são o NOME PREDICATIVO do SUJEITO
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A: Os Verbos TRANSITIVOS; o COMPLEMENTO DIRECTO
Mas a grande maioria dos VERBOS exprime uma ACÇÃO:
1- A minha mãe FEZ um bolo para o nosso lanche.
2- Eu ESTUDEI o texto.
3- Eles COMPRARAM uma bela casa.
4- O meu irmão VENDEU mais um quadro!
5- Não CONSIGO RESOLVER este problema.
6- Eu ACONSELHEI-te a que CONTRATASSES quem te AJUDE.
Temos aqui variados exemplos de VERBOS que exprimem ACÇÕES:
COMO vamos então identificar
qual é a FORMA VERBAL
e
qual é a ACÇÃO?
Se procedermos com MÉTODO, tal como já dissemos anteriormente, chegaremos lá.
Basta-nos perguntar: O QUÊ?
Frase 1:
A minha mãe FEZ um bolo para o nosso lanche.
Raciocínio:
A minha mãe FEZ...
FEZ... O QUÊ?
...um bolo para o lanche:
Frase 2:
Eu ESTUDEI o texto.
Raciocínio:
ESTUDEI... O QUÊ?
... o texto.
Frase 3:
Eles COMPRARAM uma bela casa.
Raciocínio:
COMPRARAM... O QUÊ?
...uma bela casa.
Frase 4:
O meu irmão VENDEU mais um quadro!
Raciocínio:
VENDEU... O QUÊ?
... mais um quadro!
Frase 5:
Não CONSIGO RESOLVER este problema.
Raciocínio:
Não CONSIGO... O QUÊ?
...RESOLVER este problema.
Frase 6:
Eu ACONSELHEI-te a que CONTRATASSES quem te AJUDE.
Raciocínio:
ACONSELHEI-TE...
O QUÊ?
...a que CONTRATASSES quem te AJUDE.
Vamos ANALISAR os raciocínios que fizemos:
Nas frases 1, 2, 3 e 4:
O raciocínio foi muito simples, pois as frases eram muito simples:
Observámos a forma verbal e fizemos a pergunta apropriada:
O QUÊ?
A resposta que obtivemos tem a designação gramatical de
COMPLEMENTO DIRECTO
Ou seja:
O COMPLEMENTO DIRECTO “completa” a ACÇÃO expressa pelo verbo.
Perguntámos... O QUÊ?
e,
nessas 4 primeiras frases,
obtivemos a resposta, ou seja, o COMPLEMENTO DIRECTO
... um bolo
... o texto
... uma bela casa
... mais um quadro
A partir da frase 5:
Os dois últimos exemplos apresentam frases um pouco mais
complexas.
Pois no nosso dia-a-dia, ou nos nossos textos, precisamos de exprimir
ideias mais elaboradas!
Assim, vamos continuar:
Frase 5:
Não CONSIGO RESOLVER este problema.
A forma verbal é NEGATIVA:
Mas isso não nos incomoda!
Fazemos o mesmo raciocínio:
Raciocínio:
Não CONSIGO... O QUÊ?
...RESOLVER este problema.
Aqui, o COMPLEMENTO DIRECTO é um outro verbo!
Mas isso não nos incomoda!
Porquê?
Porque este segundo verbo vem na forma do INFINITIVO.
Primeira CONCLUSÃO:
Estes verbos que EXPRIMEM uma ACÇÃO
são
os VERBOS TRANSITIVOS:
ou seja:
A ACÇÃO transita para o COMPLEMENTO DIRECTO
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Já em capítulos anteriores dissemos que não é pedagógico misturar temas diferentes.
Então, a FRASE 6 fica aqui a assinalar que precisaremos de olhar para ela com muito mais pormenor!
Ficará a “criar água na boca”, como os bolos maravilhosos que a nossa mãe faz para o lanche! ficará para um próximo capítulo!
Por outro lado, é muito importante que comecemos a ANALISAR a composição da frase:
Precisaremos de começar a distinguir – a IDENTIFICAR – os diferentes elementos que compõem uma frase!
Mas hoje não vamos aqui misturar mais nada.
Por hoje, só falta assinalarmos que só falámos de Gramática.
Despeço-me até ao próximo capítulo, que será muito em breve!
Myriam
Setembro, 2021