17.1- Diferenças fundamentais entre os VERBOS:

Recordemos o início do capítulo anterior:

Eu dizia que recebi um comentário observando que o capítulo anterior estava muito complicado.

E propunha-me dar mais exemplos, para que todo este tema possa ficar bem claro para todos os Leitores.

- Então, começámos o capítulo 30 fazendo uma INTRODUÇÃO: “o que são VERBOS”;

E

Propusemo-nos que, na continuação, daríamos exemplos e faríamos a construção de mais frases, fazendo a análise de cada uma.

Ora bem.

Em primeiro lugar, e antes de tudo o mais, é conveniente saber que há vários tipos de VERBOS.

Vamos a ver quais são, com os exemplos seguintes:

1- Aquele rapaz é bem jeitoso!

2- Aquela miúda foi muito simpática quando lhe pedi opinião sobre o

meu trabalho.

3- A minha avó era uma velhinha amorosa e eu adorava-a!

4- O meu avô usava barbas comprimidas, muito brancas, que lhe

ficavam muito bem.

5- O Manel ofereceu uma bela rosa vermelha à namorada!

6- Nos últimos tempos, tenho viajado muito, tenho visto paisagens

maravilhosas e cidades cosmopolitas!

Em todas as matérias de estudo, é conveniente seguir um MÉTODO.

Cada matéria, cada DISCIPLINA, tem um MÉTODO próprio que nos ajuda:

= por um lado: a ANALISAR a matéria em questão;

= por outro lado, que nos dá a SEGURANÇA de NÃO FALHARMOS na NOSSA ANÁLISE.

Para ANALISAR as frases, acontece o mesmo:

é conveniente seguir um MÉTODO.

É isso que vamos treinar hoje:

o MÉTODO.

Ter sempre em atenção que há um CUIDADO PRELIMINAR:

LER muito bem as frases de cada exercício!

e

SÓ depois, PROCURAMOS e assinalamos quantas FORMAS VERBAIS existem em cada frase.

Nas frases acima:

= temos algumas frases com 1 só verbo (ou 1 só forma verbal)

e

= temos outras com 2 verbos (ou seja, com 2 formas verbais).

1- 1º procedimento:

Vamos escrever com MAIÚSCULA as formas verbais identificadas. E vamos indicar qual o verbo a que pertencem.

Podemos fazer assim:

Frase 1: Aquele rapaz É bem jeitoso.

(verbo SER)

Frase 2: Aquela miúda FOI muito simpática quando lhe PEDI opinião sobre o meu trabalho.

(verbos SER; PEDIR)

Frase 3: A minha avó ERA uma velhinha amorosa e eu ADORAVA-a!

(verbos SER; ADORAR)

Frase 4: O meu avô USAVA barbas comprimidas, muito brancas, que lhe FICAVAM muito bem.

(verbos USAR; FICAR)

Frase 5: O Manel OFERECEU uma bela rosa vermelha à namorada!

(verbo OFERECER)

Frase 6: Nos últimos tempos, TENHO VIAJADO muito, TENHO VISTO paisagens maravilhosas e cidades cosmopolitas!

(verbos VIAJAR; VER)

2- 2º procedimento:

Compreender, e identificar que:

Estes VERBOS EXPRIMEM noções DIFERENTES:

Frase 1:

Aquele rapaz É bem jeitoso.

A frase tem 1 verbo: o verbo SER:

O verbo SER: AFIRMA, EXPRIME, uma APRECIAÇÃO, ou OPINIÃO, sobre algo, ou sobre alguém.

Frase 2:

Aquela miúda FOI muito simpática quando lhe PEDI uma opinião sobre o meu trabalho.

A frase tem 2 verbos: SER, e PEDIR:

Então, se a frase tem 2 verbos, ela tem que ser analisada em 2 tempos:

1º tempo:

Já vimos que o verbo SER :

EXPRIMIME uma IDEIA, uma APRECIAÇÃO, uma opinião sobre algo:

Aquela miúda FOI MUITO SIMPÁTICA.

2º tempo:

Mas o verbo PEDIR informa-nos de uma ACÇÃO!

Aqui, para entendermos a frase, para a ANALISARMOS, fazemos esta “pergunta técnica”, este artifício, que muito nos ajuda:

“ PEDIU, o quê?”

E a “resposta” vem na própria frase: UMA OPINIÃO

(UMA OPINIÃO é o COMPLEMENTO do verbo)

Frase 3:

A minha avó ERA uma velhinha amorosa e eu ADORAVA-a!

Novamente, temos 2 verbos: SER e ADORAR.

Novamente, se temos 2 verbos, teremos que analisar a frase em 2 tempos:

1º tempo:

Temos novamente o verbo SER:

Já vimos que o verbo SER exprime uma APRECIAÇÃO: a avó ERA: uma

velhinha amorosa

2º tempo:

Mas com o verbo ADORAR... põe-se a questão:

ADORAR.. o QUÊ?

ADORAR... QUEM?

Então, fazemos a tal “pergunta-artificiosa” que muito nos ajuda:

ADORAVA, o quê?

E a “resposta” vem na própria frase: -a

|

é o COMPLEMENTO do VERBO,

porque é um PRONOME PESSOAL de COMPLEMENTO:

e substitui, como já adivinhámos, a AVÓ. (1)

Frase 4: O meu avô USAVA barbas comprimidas, muito brancas, que lhe FICAVAM muito bem.

Outra frase com 2 verbos: USAR; FICAR

Então, não esquecer:

Temos que analisar a frase em 2 tempos:

1º tempo:

O meu avô USAVA barbas comprimidas, muito brancas,

O verbo USAR informa-nos que há uma ACÇÃO: e temos que raciocinar assim: USAVA... o quê?

Trata-se da tal “pergunta-artificiosa” que muito nos ajuda:

E a “resposta” vem na própria frase:

BARBAS COMPRIDAS: é o COMPLEMENTO do verbo

2º tempo:

que lhe FICAVAM muito bem.

O verbo FICAR, neste caso, também EXPRIME uma APRECIAÇÃO, uma OPINIÃO:

MUITO BEM - é a apreciação sobre as barbas.

Frase 5: O Manel OFERECEU uma bela rosa vermelha à namorada!

Nesta frase, só temos 1 verbo: OFERECER

Põe-se logo a questão: OFERECER... o quê?

OFERECER: o verbo informa-nos sobre uma ACÇÃO

Então, vemos que temos que fazer a tal “pergunta-artificiosa” que muito nos ajuda:

OFERECEU, o quê?

E a “resposta” vem na própria frase:

UMA bela rosa vermelha: é o COMPLEMENTO do verbo

MAS... ainda falta percebermos outro pormenor da frase:

QUEM oferece, oferece ALGUMA COISA; A QUEM?

À NAMORADA - é mais um COMPLEMENTO do mesmo verbo

Frase 6: Nos últimos tempos, TENHO VIAJADO muito, TENHO VISTO paisagens maravilhosas e cidades cosmopolitas.

E agora, que verbos é que temos aqui?

Novamente: temos 2 verbos! VIAJAR, e VER.

E novamente, não esquecer:

Temos que analisar a frase em 2 tempos!

MAS!

Mas... os verbos VIAJAR, e VER, vêm ACOMPANHADOS!

São FORMAS COMPOSTAS:

pelo VERBO PRINCIPAL (viajar, ver)

+

o verbo auxiliar (v. ter)

Estas FORMAS COMPOSTAS dão-nos uma ideia de frequência, de repetitividade!

não foi só uma viagem, mas várias - tenho viajado muito;

não foi apenas uma paisagem - mas várias!

Não apenas uma cidade cosmopolita - mas várias!

Por outro lado:

quando dizemos VIAJAR, a palavra VIAJAR já diz tudo! Não precisa de complementos como as frases anteriores!

Mas VER... é uma ACÇÃO:

TENHO VISTO... o quê? PAISAGENS MARAVILHOSAS E CIDADES COSMOPOLITAS é o complemento do verbo.

1ª CONCLUSÃO:

Depois destes exemplos, ficamos com uma ideia de que:

1- Há verbos que ...EXPRIMEM... uma ideia, uma apreciação.

2- Há verbos que ...INFORMAM... que ACONTECEU uma ACÇÃO.

são verbos cuja ACÇÃO ... RECAI ... SOBRE algo

3- Há verbos cuja ACÇÃO ... é DIRIGIDA... A ALGO, ou A ALGUÉM

5- E há verbos que estão na frase para AUXILIAREM o verbo PRINCIPAL.

***

NOTA:

(1)- Sobre os Pronomes Pessoais, poderá recordar os caítulos:

19;

20-1

20.2

20.3

Myriam

Setembro de 2021

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 05/09/2021
Reeditado em 22/05/2022
Código do texto: T7335733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.