17.1- Diferenças fundamentais entre os VERBOS:
Recordemos o início do capítulo anterior:
Eu dizia que recebi um comentário observando que o capítulo anterior estava muito complicado.
E propunha-me dar mais exemplos, para que todo este tema possa ficar bem claro para todos os Leitores.
- Então, começámos o capítulo 30 fazendo uma INTRODUÇÃO: “o que são VERBOS”;
E
Propusemo-nos que, na continuação, daríamos exemplos e faríamos a construção de mais frases, fazendo a análise de cada uma.
Ora bem.
Em primeiro lugar, e antes de tudo o mais, é conveniente saber que há vários tipos de VERBOS.
Vamos a ver quais são, com os exemplos seguintes:
1- Aquele rapaz é bem jeitoso!
2- Aquela miúda foi muito simpática quando lhe pedi opinião sobre o
meu trabalho.
3- A minha avó era uma velhinha amorosa e eu adorava-a!
4- O meu avô usava barbas comprimidas, muito brancas, que lhe
ficavam muito bem.
5- O Manel ofereceu uma bela rosa vermelha à namorada!
6- Nos últimos tempos, tenho viajado muito, tenho visto paisagens
maravilhosas e cidades cosmopolitas!
Em todas as matérias de estudo, é conveniente seguir um MÉTODO.
Cada matéria, cada DISCIPLINA, tem um MÉTODO próprio que nos ajuda:
= por um lado: a ANALISAR a matéria em questão;
= por outro lado, que nos dá a SEGURANÇA de NÃO FALHARMOS na NOSSA ANÁLISE.
Para ANALISAR as frases, acontece o mesmo:
é conveniente seguir um MÉTODO.
É isso que vamos treinar hoje:
o MÉTODO.
Ter sempre em atenção que há um CUIDADO PRELIMINAR:
LER muito bem as frases de cada exercício!
e
SÓ depois, PROCURAMOS e assinalamos quantas FORMAS VERBAIS existem em cada frase.
Nas frases acima:
= temos algumas frases com 1 só verbo (ou 1 só forma verbal)
e
= temos outras com 2 verbos (ou seja, com 2 formas verbais).
1- 1º procedimento:
Vamos escrever com MAIÚSCULA as formas verbais identificadas. E vamos indicar qual o verbo a que pertencem.
Podemos fazer assim:
Frase 1: Aquele rapaz É bem jeitoso.
(verbo SER)
Frase 2: Aquela miúda FOI muito simpática quando lhe PEDI opinião sobre o meu trabalho.
(verbos SER; PEDIR)
Frase 3: A minha avó ERA uma velhinha amorosa e eu ADORAVA-a!
(verbos SER; ADORAR)
Frase 4: O meu avô USAVA barbas comprimidas, muito brancas, que lhe FICAVAM muito bem.
(verbos USAR; FICAR)
Frase 5: O Manel OFERECEU uma bela rosa vermelha à namorada!
(verbo OFERECER)
Frase 6: Nos últimos tempos, TENHO VIAJADO muito, TENHO VISTO paisagens maravilhosas e cidades cosmopolitas!
(verbos VIAJAR; VER)
2- 2º procedimento:
Compreender, e identificar que:
Estes VERBOS EXPRIMEM noções DIFERENTES:
Frase 1:
Aquele rapaz É bem jeitoso.
A frase tem 1 verbo: o verbo SER:
O verbo SER: AFIRMA, EXPRIME, uma APRECIAÇÃO, ou OPINIÃO, sobre algo, ou sobre alguém.
Frase 2:
Aquela miúda FOI muito simpática quando lhe PEDI uma opinião sobre o meu trabalho.
A frase tem 2 verbos: SER, e PEDIR:
Então, se a frase tem 2 verbos, ela tem que ser analisada em 2 tempos:
1º tempo:
Já vimos que o verbo SER :
EXPRIMIME uma IDEIA, uma APRECIAÇÃO, uma opinião sobre algo:
Aquela miúda FOI MUITO SIMPÁTICA.
2º tempo:
Mas o verbo PEDIR informa-nos de uma ACÇÃO!
Aqui, para entendermos a frase, para a ANALISARMOS, fazemos esta “pergunta técnica”, este artifício, que muito nos ajuda:
“ PEDIU, o quê?”
E a “resposta” vem na própria frase: UMA OPINIÃO
(UMA OPINIÃO é o COMPLEMENTO do verbo)
Frase 3:
A minha avó ERA uma velhinha amorosa e eu ADORAVA-a!
Novamente, temos 2 verbos: SER e ADORAR.
Novamente, se temos 2 verbos, teremos que analisar a frase em 2 tempos:
1º tempo:
Temos novamente o verbo SER:
Já vimos que o verbo SER exprime uma APRECIAÇÃO: a avó ERA: uma
velhinha amorosa
2º tempo:
Mas com o verbo ADORAR... põe-se a questão:
ADORAR.. o QUÊ?
ADORAR... QUEM?
Então, fazemos a tal “pergunta-artificiosa” que muito nos ajuda:
ADORAVA, o quê?
E a “resposta” vem na própria frase: -a
|
é o COMPLEMENTO do VERBO,
porque é um PRONOME PESSOAL de COMPLEMENTO:
e substitui, como já adivinhámos, a AVÓ. (1)
Frase 4: O meu avô USAVA barbas comprimidas, muito brancas, que lhe FICAVAM muito bem.
Outra frase com 2 verbos: USAR; FICAR
Então, não esquecer:
Temos que analisar a frase em 2 tempos:
1º tempo:
O meu avô USAVA barbas comprimidas, muito brancas,
O verbo USAR informa-nos que há uma ACÇÃO: e temos que raciocinar assim: USAVA... o quê?
Trata-se da tal “pergunta-artificiosa” que muito nos ajuda:
E a “resposta” vem na própria frase:
BARBAS COMPRIDAS: é o COMPLEMENTO do verbo
2º tempo:
que lhe FICAVAM muito bem.
O verbo FICAR, neste caso, também EXPRIME uma APRECIAÇÃO, uma OPINIÃO:
MUITO BEM - é a apreciação sobre as barbas.
Frase 5: O Manel OFERECEU uma bela rosa vermelha à namorada!
Nesta frase, só temos 1 verbo: OFERECER
Põe-se logo a questão: OFERECER... o quê?
OFERECER: o verbo informa-nos sobre uma ACÇÃO
Então, vemos que temos que fazer a tal “pergunta-artificiosa” que muito nos ajuda:
OFERECEU, o quê?
E a “resposta” vem na própria frase:
UMA bela rosa vermelha: é o COMPLEMENTO do verbo
MAS... ainda falta percebermos outro pormenor da frase:
QUEM oferece, oferece ALGUMA COISA; A QUEM?
À NAMORADA - é mais um COMPLEMENTO do mesmo verbo
Frase 6: Nos últimos tempos, TENHO VIAJADO muito, TENHO VISTO paisagens maravilhosas e cidades cosmopolitas.
E agora, que verbos é que temos aqui?
Novamente: temos 2 verbos! VIAJAR, e VER.
E novamente, não esquecer:
Temos que analisar a frase em 2 tempos!
MAS!
Mas... os verbos VIAJAR, e VER, vêm ACOMPANHADOS!
São FORMAS COMPOSTAS:
pelo VERBO PRINCIPAL (viajar, ver)
+
o verbo auxiliar (v. ter)
Estas FORMAS COMPOSTAS dão-nos uma ideia de frequência, de repetitividade!
não foi só uma viagem, mas várias - tenho viajado muito;
não foi apenas uma paisagem - mas várias!
Não apenas uma cidade cosmopolita - mas várias!
Por outro lado:
quando dizemos VIAJAR, a palavra VIAJAR já diz tudo! Não precisa de complementos como as frases anteriores!
Mas VER... é uma ACÇÃO:
TENHO VISTO... o quê? PAISAGENS MARAVILHOSAS E CIDADES COSMOPOLITAS é o complemento do verbo.
1ª CONCLUSÃO:
Depois destes exemplos, ficamos com uma ideia de que:
1- Há verbos que ...EXPRIMEM... uma ideia, uma apreciação.
2- Há verbos que ...INFORMAM... que ACONTECEU uma ACÇÃO.
são verbos cuja ACÇÃO ... RECAI ... SOBRE algo
3- Há verbos cuja ACÇÃO ... é DIRIGIDA... A ALGO, ou A ALGUÉM
5- E há verbos que estão na frase para AUXILIAREM o verbo PRINCIPAL.
***
NOTA:
(1)- Sobre os Pronomes Pessoais, poderá recordar os caítulos:
19;
20-1
20.2
20.3
Myriam
Setembro de 2021