17 - Ainda a CONSTRUÇÃO da FRASE: os VERBOS
Recebi um comentário observando que o capítulo anterior era muito complicado.
Vou então dar mais exemplos, para que todo este tema possa ficar claro para todos:
- Hoje, começaremos por uma INTRODUÇÃO: “o que são VERBOS”.
Nos próximos dias, continuaremos, dando exemplos de construção de frases.
E bem entendido, faremos a análise das frases que formarmos.
***
A- O que são os VERBOS
Os VERBOS são palavras que pertencem a uma CATEGORIA GRAMATICAL muito especial:
Os VERBOS são muito especiais porque:
São o NÚCLEO das frases.
E porque VARIAM de muitas maneiras:
Os VERBOS são o NÚCLEO das frases porque...:
1= Mostram a PERSPECTIVA do Emissor, ou de um Narrador;
2= VARIAM para mostrar:
QUEM FALA, ou seja, EMISSOR: EU, ou NÓS
COM QUEM se fala, ou seja, o RECEPTOR: TU ou VÓS
DE QUEM se fala (dELE ou dELA; dELES ou dELAS): de alguém que
está AUSENTE
3= Mostram QUEM praticou a ACÇÃO ou QUEM AFIRMA algo: mostram o SUJEITO:
EU ou NÓS
TU ou VÓS
ELE ou ELA; ELES ou ELAS
4= Mostram o TEMPO gramatical:
quando foi que a ACÇÃO tem, ou teve, ou terá lugar,
ou
quando foi que se AFIRMOU algo...
Primeira conclusão:
Compreendemos que os VERBOS estão intimamente ligados aos PRONOMES PESSOAIS.
Os Leitores poderão recordar os capítulos: 19; 20.1; 20.2; e 20.3.
Mas nada custa recordar:
Os PRONOMES PESSOAIS, nas FORMAS de SUJEITO, são três:
Pronomes Pessoais da 1ª pessoa gramatical:
no singular - EU ; no plural - NÓS
Pronomes Pessoais da 2ª pessoa gramatical:
no singular - TU ; no plural - VÓS (ou VOCÊS)
Pronomes Pessoais da 3ª pessoa gramatical:
no singular - ELE ou ELA;
no plural - ELES ou ELAS
***********
VAMOS AGORA compreender melhor as noções que acabámos de apresentar:
Os MODOS verbais:
Dissemos que os VERBOS VARIAM para mostrar a PERSPECTIVA do EMISSOR:
No nosso dia-a-dia:
= Umas vezes, temos a CERTEZA das coisas;
= outras vezes, DESEJAMOS que algo aconteça...;
= Outras vezes ainda, sabemos que as coisas só poderão
acontecer SE...
Ora bem:
Quando temos a CERTEZA sobre os ACONTECIMENTOS ou ACÇÕES, ou sobre as nossas AFIRMAÇÕES, usamos o MODO INDICATIVO:
Muitas vezes, para que os nossos alunos compreendam bem este
assunto, costuma-se dizer que o MODO INDICATIVO é o
“modo da realidade”!
Exemplo:
= Hoje, ESCREVI um bom poema!
= Hoje, ESTEVE um dia muito bonito...
Quando se DESEJA que algo aconteça: é o MODO CONJUNTIVO:
Exemplo:
= A minha mãe sempre desejou que eu ESTUDASSE Medicina!
= Oxalá amanhã ESTEJA bom tempo.
Quando consideramos que talvez, enfim, há condicionalismos... é o MODO CONDICIONAL
Exemplo:
= Eu IRIA dar a volta ao Mundo SE me saísse a lotaria!
Quando damos uma ORDEM a alguém: é o MODO IMPERATIVO:
Exemplo:
No fim da aula, a professora recomenda:
– Meninos, FAÇAM a cópia!
Quando o Emissor apenas NOMEIA uma ACÇÃO: é o MODO INFINITIVO
Exemplo:
TRABALHAR é uma necessidade saudável! TRABALHAR dá estímulo
às nossas vidas! VER o resultado das nossas iniciativas, é
gratificante!
***************
Os TEMPOS verbais
Hoje, só vamos falar dos tempos verbais no Modo Indicativo.
- QUANDO no MODO INDICATIVO, que é “o modo da realidade”, os VERBOS variam para mostrar QUANDO uma ACÇÃO acontece:
E assim, temos que uma ACÇÃO acontece...
AGORA - estamos no PRESENTE
Já ACONTECEU - reportamo-nos ao PASSADO
Há-de ACONTECER - projectamo-nos no FUTURO
Mas:
Quando o PASSADO acabou agorinha mesmo, e a ACÇÂO ficou COMPLETA:
é o “passado recente”:
é o PRETÉRITO PERFEITO:
Ex:
O Pedrito COMEU tudo; comeu bem.
A Joana FEZ uma exposição de pintura! CORREU muito bem!
OU então:
Uma ACÇÃO ACONTECEU mas foi INTERROMPIDA porque surgiu outra ACÇÃO ao MESMO TEMPO!
é o PRETÉRITO IMPERFEITO:
Ex:
Eu ESTAVA a almoçar, quando tu "chegaste".
OU então:
Uma ACÇÃO acontecia REPETIDAMENTE, prolongava-se no Tempo... repetia-se... indefinidamente...
Também é o PRETÉRITO IMPERFEITO
Ex:
A minha tia Joana ADORAVA o Verão quando ERA jovem.
OU então, pomo-nos a recordar ACÇÕES muito antigas, que aconteceram ANTERIORMANTE a outras também já passadas:
É o Pretérito MAIS-QUE-PERFEITO.
Também há quem o designe como PRETÉRITO ANTERIOR
Ex:
Tudo ACONTECERA suavemente. Naquele Inverno, enquanto
eu “andava entretida” com as minhas bonecas, o meu irmão
“nasceu”, e a minha vida “mudou totalmente”...
Por hoje, vamos concluir:
Penso que estas noções sobre os TEMPOS do MODO INDICATIVO ficarão mais claras com um esquema:
Vamos representar “uma linha do Tempo”:
MODO INDICATIVO:
------X-----------------X---------------------X------------| PRESENTE->Futuro
| | |
| | Pretérito PERFEITO
| (acção “completa”)|
| Pretérito
| IMPERFEITO
(acção “interrompida”
ou acção “prolongada”)
|
|
Pretérito
MAIS-QUE-PERFEITO
(acção “anterior” a outra também passada)
Myriam
Agosto de 2021