AFINAL, O PREDICATIVO É UM TERMO INTEGRANTE OU ACESSÓRIO?
Predicativo é um termo sintático e atributivo. Ele pode ser representado por uma palavra, por um conjunto de vocábulos ou por uma oração: Júlia está feliz. (feliz = predicativo) / Ana é uma aluna estudiosa. (uma aluna estudiosa = predicativo) / Nosso desejo é que sejam aprovados.(que sejam aprovados = oração predicativa)
Classifica-se em PREDICATIVO DO SUJEITO e do OBJETO. Haroldo está prefeito. (prefeito = predicativo do sujeito) / Helena ganhou um livro antigo. (antigo = predicativo do objeto direto)
O predicativo do objeto indireto ocorre somente com o verbo "chamar": Chamavam-lhe desordeiro.
Mas voltando à questão inicial: predicativo é um termo integrante ou acessório? Sintaticamente, termos e expressões podem pertencer a grupos chamados ESSENCIAIS (sujeito e predicado); INTEGRANTES (complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva); ACESSÓRIOS (adjunto adnominal, adjunto adverbial e o aposto.
Dependendo do contexto linguístico, o predicativo pode ser considerado um termo integrante ou acessório. Assim:
Ana está alegre!
Se tirarmos a palavra ALEGRE do enunciado, ele perderá completamente o sentido. Trata-se então de um termo integrante.
Em tempo: termo integrante é aquele integra, que completa o sentido de uma sentença.
Ganhou um relógio suíço.
O vocábulo SUÍÇO aqui é irrelevante, pois se ele for retirado, a frase não terá sua estrutura afetada. Apenas o sentido será alterado, uma vez que não haverá mais determinante: Ganhou um relógio. Trata-se de um termo acessório.
É isso.