Texto I
Hackers invadem a rede de computadores da Microsoft

Direção da maior empresa de softwares do mundo descobriram que invasores tiveram acesso aos códigos produzidos pela companhia e chamam o FBI para ajudar nas investigações.  (Veja on-line - Notícias Diárias 27-out-2006.)  
1. No trecho reproduzido, incorre-se num erro gramatical, por conta
a) da concordância do verbo ‘descobriram’.
b) do emprego de artigo em ‘aos códigos’.
c) da apassivação do verbo ‘produzidos’.
d) da regência do verbo ‘chamam’.
e) do complemento do verbo ‘tiveram’.
 
2. Acesso, linha 2, escreve-se com SS, da mesma forma que:
a) impul__ão;
b) na__ão;
c) sensa__ão;
d) suce__ão;
e) exce__ão.
 
3. A palavra códigos, linha 2 do texto, é proparoxítona. Das relacionadas abaixo, uma não é acentuada pela mesma regra, assinale-a (os acentos foram omitidos ou não existem).
a) interim
b) crisantemo
c) rubrica
d) Pegaso
e) cantaro
 
4. As seguintes máximas foram extraídas e adaptadas do livro Empresários do futuro: com os jovens vão conquistar o mundo dos negócios, de Antoninho Marmo Trevisan. Numa delas introduziu-se, para os fins deste simulado, um uso do imperativo em desacordo com a norma do padrão culto da língua.
Trata-se da alternativa:

a) procure preservar a autoestima dos outros. Você nunca ganhará nada se humilhar alguém.
b) Não conte com reconhecimento. Assim, você não se frustra e acaba sendo surpreendido pelo elogio.
c) Exercite sua capacidade na difícil arte de receber críticas, expondo suas ideias em congressos técnicos.
d) Curta as vitórias sempre, e engole as derrotas. Elas fazem parte da vida.
e) Não acredite que basta planejar para que tudo aconteça.
 
5. Examine o emprego da vírgula nos itens a seguir.
As vírgulas foram usadas para separar o aposto e o vocativo, respectivamente, em:
I. O radiologista, seu amigo particular, já lhe proibiu a entrada no consultório.
II. Certa ocasião, tomou injeções diárias de penicilina, por sua conta e risco.
III. Doutor, para ser sincero eu nem sei por onde começar - dizem que eu estou doido?
IV. Quando visita alguém e lhe oferecem alguma coisa para tomar, aceita logo um comprimido.
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV
  
6. Assinale a interpretação sugerida pelo seguinte trecho publicitário:
Fotografe os bons momentos agora, porque depois vem o casamento.
a) O casamento não merece fotografias.
b) A felicidade após o casamento dispensa fotografias.
c) Os compromissos assumidos no casamento limitam os momento dignos de fotografia.
d) O casamento é uma segunda etapa de vida que também deve ser registrada.
e) O casamento é uma cerimônia que exige fotografias exclusivas.
 
 7. Assinale a opção indicativa de transgressão gramatical na análise das frases abaixo:
Água pura. Valorizando a vida.
a) As frases incompletas não fazem sentido.
b) Na segunda frase não há oração principal.
c) As frases estão fora de ordem.
d) O tempo verbal está inadequado.
e) Não há sujeito na união das duas partes.
 
Texto II para as questões de 8 a 11.
A característica da relação do adulto com o velho é a falta de reciprocidade que se pode traduzir numa tolerância sem o calor da sinceridade. Não se discute com o velho, não se confrontam opiniões com as dele, negando-lhe a oportunidade de desenvolver o que só se permite aos amigos: a alteridade, a contradição, o afrontamento e mesmo o conflito. Quantas relações humanas são pobres e banais porque deixamos que o outro de expresse de modo repetitivo e porque nos desviamos das áreas de atrito, dos pontos vitais, de tudo o que em nosso confronto pudesse causar o crescimento e a dor! Se a tolerância com os velhos é entendida assim, como uma abdicação ao diálogo, melhor seria dar-lhe o nome de banimento ou discriminação.
(Ecléa Bosi, Memória e Sociedade - Lembranças de Velhos)
 
8. Na avaliação da autora, o que habitualmente caracteriza a relação do adulto com o velho é:
a) o desinteresse do adulto pelo confronto de ideias, expressando uma tolerância que atua como discriminação do velho.
b) uma sucessão de conflitos, motivada pela baixa tolerância e pela insinceridade recíprocas.
c) inconsequência dos diálogos, já que a um e a outro interessa apenas a reiteração de seus pontos de vista.
d) o equívoco do adulto, que trata o velho sem considerar as diferenças entre a condição deste e a de um amigo mais próximo.
e) a insinceridade das opiniões do adulto, nas quais manifestam sua divergência e sua impaciência.
 
9. Considerando-se que o sentido do conjunto do texto, é correto afirmar que:
a) as palavras “crescimento” e “dor” são utilizadas de modo a constituírem um paradoxo.
b) as palavras “alternativa”, “contradição”, “afrontamento” e “conflito” encadeiam-se numa progressão semântica.
c) a expressão “abdicação do diálogo” tem significação oposta à de expressão “tolerância sem o calor da sinceridade”.
d) a expressão “o que só se permite” está empregada com o sentido de “o que nunca se faculta”.
e) a expressão “nos desviamos das áreas de atrito” está empregada com o sentido oposto ao da expressão “aparamos todas as arestas”.
 
10. O termo alteridade liga-se, pelo radical e pelo sentido, a uma palavra que aparece no trecho:
a) falta de reciprocidade.
b) não se confrontam opiniões.
c) que o outro se expresse.
d) nos desviamos das áreas de atrito.
e) abdicação do diálogo.
  
11. Frase em que a palavra sublinhada preserva o sentido com que foi empregada no texto é:
a) Na mais sumária relação das virtudes humanas não deixará de constar a sinceridade.
b) Sobretudo os pobres sentem o peso do que seja banimento ou discriminação.
c) É por vezes difícil a discriminação entre tolerância e menosprezo.
d) Enfrentar a contradição é sempre um grande passo para o nosso crescimento.
e) Se traduzir é difícil, mais difícil é o diálogo entre pessoas que se mascaram na mesma língua.
  
12. Assinale a frase em que o acento indicativo da crase foi mal empregado:
a) Chegou à uma hora, pontualmente.
b) Os pescadores pegaram o peixe à unha.
c) Saída de veículo à 200 metros.
d) Sua simpatia pelo governo cubano levou-o a vestir-se à Fidel.
e) O horário estabelecido para visitas era das 14 às 16 horas.
  
13. Assinale a seqüência de palavras acentuadas pela mesma regra gramatical:
a) Cenário, circunstância, hífen, águia.
b) Está, já, café, jacá.
c) Eletrônica, gênero, bônus, ônibus.
d) Cenário, águia, referência, série.
e) Referência, pára, líder, série.
 
Texto III para as questões 14 e 15:
 
Iniciamos a jornada, uma jornada sentimental, seguindo as regras estabelecidas. Os cavalos pisavam tão macio, tão macio que parecia estarem calçados de sapatilhas. A rigor não pisavam. Faziam cafuné com as patas delicadas ao longo do caminho.
(OLIVEIRA, Raymundo Farias de. “Na madrugada do silêncio”. Linguagem Viva, n° 142. São Paulo, jun. 2001, p. 2.)
  
14. O confronto das frases “Os cavalos pisavam” e “A rigor não pisavam” concretiza:
a) um desmentido.
b) uma indecisão
c) uma ironia
d) uma contradição
e)  um reforço
 
 15. No texto aparece “...que parecia estarem calçados de sapatilhas.” Os verbos grifados, se tivessem sido escritos “...que pareciam estar calçados de sapatilhas.”, seriam classificados morfossintaticamente como:
a) período composto por coordenação.
b) oração substantiva subjetiva.
c) oração substantiva predicativa reduzida.
d) período composto por subordinação.
e) locução verbal típica.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
GABARITO do Simulado 2
1. C;
2. D;
3. C;
4. D;
5. B;
6 C;
7. B;
8. A;
9. B;
10. C;
11. D;
12. C;
13. D;
14. E;
15. E