7.1- Os PRONOMES PESSOAIS
1 -
Conforme já é costume, proponho um texto maçudo e mal-feitão...
E vou já assinalando as repetições com as letras maiúsculas:
Le Clézio é um escritor francês. LE CLÉZIO nasceu em 1940. Dizem os seus biógrafos que LE CLÉZIO começou a escrever aos sete anos. Não admira, pois, que ao estrear-se na Literatura, aos 23 anos, com a publicação de “Le Procès Verbal”, LE PROCÈS VERBAL tenha sido de imediato premiado com o prémio Renaudot. Desde então, LE CLÉZIO nunca mais parou de escrever.
LE CLÉZIO viaja muito. Um dos temas de LE CLÉZIO é a defesa dos Povos Nativos da América.
Segundo o Professor Jun Yu, podemos considerar que a obra de LE CLÉZIO se divide em dois períodos:
O primeiro período vai desde a estreia em 1963 até ao fim da década de 1970. É uma época de intensa pesquisa formal.
O segundo período tem início a partir dos anos ’80, com a publicação de “Désert”. A partir dos anos ’80, a obra de Le Clézio entra por novos rumos, e a escrita de LE CLÉZIO torna-se mais acessível ao grande público.
Em 2008, a Academia Sueca deu o Prémio Nobel a LE CLÉZIO pelo conjunto da vasta obra de LE CLÉZIO. A obra de LE CLÉZIO abrange o romance e o conto, a não-ficção e ensaio, os diários de viagens, contos para crianças, prefácios para obras de outros autores.
***
Como corrigi-lo?
Temos que EVITAR as REPETIÇÕES!
Para isso...
a)- umas vezes, utilizamos os PRONOMES;
b)- outras vezes, simplesmente, SUPRIMIMOS uma ou outra palavra repetida;
c)- outras vezes ainda, CONSERVAMOS a palavra repetida, se acharmos que a repetição é útil e fica bem;
d)- Outras vezes, SUBSTITUÍMOS a palavra repetida, por outra mais adequada;
e)- Finalmente, recorremos aos SINAIS DE PONTUAÇÃO que nos parecerem mais adequados.
Correcção do texto:
Le Clézio é um escritor francês QUE nasceu em 1940. Dizem os seus biógrafos que ESTE ESCRITOR começou a escrever aos sete anos. Não admira, pois, que ao estrear-SE na Literatura, aos 23 anos, com a publicação de “Le Procès Verbal”, ESTE tenha sido de imediato premiado com o prémio Renaudot. Desde então, LE CLÉZIO nunca mais parou de PUBLICAR.
LE CLÉZIO viaja muito. Um dos seus temas é a defesa dos Povos Nativos da América.
Segundo o Professor Jun Yu, pode-SE considerar que a obra dESTE INCANSÁVEL ESCRITOR E VIAJANTE SE divide em dois períodos:
O primeiro período vai desde a estreia em 1963 até ao fim da década de 1970. É uma época de intensa pesquisa formal.
O segundo período tem início a partir dos anos ’80, com a publicação de “Désert”. A partir dos anos ’80, a obra de Le Clézio entra por novos rumos, e a sua escrita torna-SE mais acessível ao grande público.
Em 2008, a Academia Sueca atribuiu-LHE o Prémio Nobel pelo conjunto da sua vasta obra QUE abrange o romance e o conto, a não-ficção e ensaio, os diários de viagens, contos para crianças, prefácios para obras de outros autores.
Observemos os PRONOMES que usámos nas “correcções” efectuadas:
QUE - pronome RELATIVO;
ESTE - pronome DEMONSTRATIVO: apenas na sequência "ESTE tenha sido
de imediato premiado"
-SE ou SE - pronome PESSOAL REFLEXO
-LHE - pronome pessoal
2:
Conforme dissemos no capítulo 19, os pronomes são
"palavras gramaticais".
A Gramática agrupa-os em vários tipos:
PRONOMES PESSOAIS:
Os PRONOMES PESSOAIS indicam:
= a pessoa que fala, ou seja: o EMISSOR,
= a pessoa a quem se fala, ou seja: o RECEPTOR
= a pessoa de quem se fala (quando falamos de alguém que está
ausente)
Os Pronomes Pessoais assumem várias formas, conforme a FUNÇÃO que desempenham na frase.
Quando desempenhando a FUNÇÃO de SUJEITO, são os seguintes:
Pronome Pessoal de 1ª pessoa - Eu / Nós
Pronome Pessoal de 2ª pessoa: Tu / Vós
Pronome Pessoal de 3ª pessoa: Ele ou Ela / Eles ou Elas
Agora, imaginemos este diálogo:
- EU contei-TE que li ‘Deserto’ do Le Clézio?
- Ah, sim, falaste-ME tão bem dele que fui logo à biblioteca, para O ler.
- E então? Também gostaste?
- Oh, com certeza! ELE conta-NOS como foi que a França, a Inglaterra e a Espanha conquistaram o Norte de África aos Marroquinos... Foi horrível...
- Sim, foi horrível. Os Europeus tinham armas de fogo modernas, e os Marroquinos, os Tuaregues, tinham armas tradicionais... Era já a segunda metade do século XIX, mas o equipamento militar era muito desigual...
- As guerras de conquista foram guerras desiguais... Onde quer que tenham acontecido...
- Os Europeus gabam-SE da sua acção civilizadora, mas isso é... enfim... nem digo mais nada...
- ...Tens razão, é uma pretensa verdade...
- Gosto tanto deste autor... Gostaria imenso de conhecê-lO pessoalmente...
Conclusões que devemos tirar a partir deste exemplo:
1)- Como pronome pessoal de SUJEITO, usámos: o pronome da 1ª pessoa, no singular, uma vez: EU; e o pronome da 3ª pessoa, no singular: ELE
Isto é, não precisamos de usar sempre estas formas de sujeito! Elas ficam SUBENTENDIDAS.
2)- Temos várias formas de PRONOMES PESSOAIS de COMPLEMENTO:
ME
-SE
NOS
O
2.1 - O pronome SE indica-nos uma “acção REFLEXA”, uma acção que recai sobre quem a pratica:
Gabam-SE (é como um espelho... gabam-SE, a si próprios)
O pronome O é mais ambíguo... Temos que estar com atenção para o interpretar:
Na frase ... “para O ler”: é pronome demonstrativo, pois significa: “fui à biblioteca para ler ESSE livro”
Na frase “Gostaria imenso de conhecê-lO” - aqui é que O é pronome pessoal, pois substitui o 'nome' de pessoa (o escritor).
(NOTE que:
Dizemos, e escrevemos - "conhecê-lo”.
Porquê?
Muito simples:
“Gostaria imenso de conhecer O”
É óbvio que não conseguimos pronunciar os sons de “conhecer-o”;
Então, a pronúncia evoluiu para a “transformação” desses sons, e o R
liquefez-se para L: conhecê-Lo
3)-
Há mais formas de Pronomes Pessoais, mas penso que por hoje este capítulo deve encerrar aqui.
*
*
*
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
Sobre PRONOMES:
https://www.todamateria.com.br/pronomes/
**
SOBRE Le Clézio:
Jean-Marie Gustave Le Clézio - BIOGRAFIA:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Marie_Gustave_Le_Cl%C3%A9zio
**
“A Study on Periods and Themes of Le Clézio’s Literary Creation”
Professor Jun Yu
Department of Foreign Languages, Zhongbei College of Nanjing Normal University, Nanjing, China
https://www.scirp.org/pdf/OJML_2019022018160105.pdf
**
“Désert e Poisson d’or: reescritura da memória e busca das origens”
Professora Luciana Alves dos Santos
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-21092009-145137/publico/LUCIANE_ALVES_SANTOS.pdf
Myriam
Abril 2021