O QUE SIGNIFICA A PALAVRA “INGENUITY”?

.

Ingenuity em Marte: o sucesso do 1º voo de helicóptero no Planeta Vermelho na história, titulam os jornais.

Mas o que significa efetivamente essa palavra?

Esse substantivo inglês, desprovido de plural, diferente do que muitos pensam, nada tem a ver com a palavra “ingenuidade”.

A sua pronúncia correta é “indgeniúity” e significa Engenhosidade.

Seguem dois exemplos:

- THEY WERE IMPRESSED BY THE INGENUITY AND ENERGY OF THE CONTESTANTS.

(Eles ficaram impressionados pela engenhosidade e a energia dos concorrentes)

- IT TOOK SOME TIME AND A LITTLE INGENUITY, BUT WE WERE ABLE TO RESCUE THE CAT.

(Foi necessário um pouco de tempo e um pouquinho de engenhosidade, mas conseguimos resgatar o gato).

Analogamente o adjetivo INGENIOUS significa engenhoso e não ingênuo.

Trata-se de palavras heterossemânticas denominadas popularmente “falsos amigos”, ou seja, palavras que soam semelhantes, mas diferem no significado, total o parcialmente. Um exemplo famoso se encontra na palavra espanhola “embarazada” (que significa grávida) e nada tem a ver com o português embaraçada.

Os “falsos amigos” podem gerar erros de tradução não apenas entre os principiantes, mas também entre tradutores experientes.

Outros erros de tradução derivam do fato que o tradutor, diante de um termo que lhe é desconhecido, não considera todos os significados listados no dicionário em busca do mais oportuno. Por exemplo, quando li a tradução em italiano do livro de Frederic Taylor “Dresden” falando do bombardeamento aliado de 13 de fevereiro de 1945 que resultou na total destruição da bela cidade alemã, reparei que um dos motivos que levou os anglo-americanos a aniquilar a cidade foi a presença de muitas fábricas de fusíveis.

Achei estranho tanta barbaridade para acabar com simples fábricas de acessórios elétricos que pouco ou nada servem na indústria bélica. O fato é que a palavra inglesa “fuse” além de fusível, significa também “espoleta”, que é o nome dos artifícios destinados a produzir a inflamação da carga dos projéteis ocos.

Um erro do tradutor, repetido várias vezes ao longo do livro, alterou completamente a motivação original de um importante fato histórico.

Richard Foxe
Enviado por Richard Foxe em 23/04/2021
Reeditado em 23/04/2021
Código do texto: T7239466
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.