3- Linguística – A PALAVRA: Os diferentes modos de estudar a PALAVRA: Significado e Significante; as Sílabas; a Acentuação
I - O QUE É UMA palavra
Todos nós sabemos que COMUNICAMOS por meio das PALAVRAS devidamente ORGANIZADAS,
conforme exemplificámos no capítulo 15.
Cada Língua tem o seu modo próprio de organizar as palavras –
- cada Língua tem o seu CÓDIGO.
I - Então, deveremos começar por perguntar:
O QUE É UMA palavra?
Uma PALAVRA é o resultado da ASSOCIAÇÃO de
= um SOM articulado por UMA pessoa: o FALANTE, ou Emissor
e
= um SIGNIFICADO conhecido por TODOS os FALANTES, ou Receptores:
Exemplo:
Tomemos um exemplo muito simples: vamos PRONUNCIAR a palavra "CASA":
– O que acontece?
Acontecem dois fenómenos simultâneos,
dos quais nem nos apercebemos:
A– No nosso CÉREBRO, surge a "imagem" genérica de uma "casa, uma HABITAÇÃO" -
que é o SIGNIFICADO ou "imagem mental", ou CONCEITO
B– Ao mesmo tempo, o nosso APARELHO FONADOR emite os SONS necessários para dizermos "CASA"
Ora bem:
o conjunto de A (o CONCEITO) + B (o SOM pronunciado) = a "PALAVRA" ou "SIGNO LINGUÍSTICO"
O que acabamos de dizer, parece uma coisa comum, vulgar... Parece uma coisa que toda a gente sabe, não é?
Mas é muito importante. PORQUÊ?
1- Porque UMA palavra pode ter VÁRIOS SIGNIFICADOS:
Exemplo:
DENTE – pode ser: = um DENTE de um ser humano ou de um animal;
= o DENTE de um pente;
= até mesmo... um "dente-de-alho"!
2- E também porque poderemos ter VÁRIAS PALAVRAS para UM mesmo SIGNIFICADO:
Exemplo: para a ideia de HABITAÇÃO, poderemos usar: casa, andar, apartamento, mansão, vivenda, palácio.....
Aqui, é útil lembrar que, sobretudo em Poesia,
o SOM das palavras é muito importante
e permite
criar EFEITOS SONOROS que dão realce aos poemas, como veremos mais tarde.
II – Os diferentes modos de estudar a PALAVRA:
As PALAVRAS podem ser analisadas sob diferentes perspectivas:
Hoje estudaremos as PALAVRAS apenas sob o seu aspecto físico: o número de Sílabas que as compõem, e o efeito sonoro que produzem nos ouvintes.
= ...Quanto ao número de Sílabas:
As PALAVRAS são compostas por SÍLABAS.
E então, CLASSIFICAMOS as palavras quanto ao número de sílabas que as compõem:
Exemplo:
UMA só sílaba - MONOSSÍLABO
oh…
à
um
a
DUAS sílabas - DISSÍLABO
a-ve
ca-sa
me-sa
lo-ja
TRÊS ou mais sílabas - TRISSÍLABO ou Polissílabo
pa-la-vra
po-e-ma
ca-sa-co
QUATRO sílabas ou mais - POLISSÍLABO
au-to-ca-rro
sa-bo-ne-te
li-mi-nar-men-te
= Quanto à posição da SÍLABA TÓNICA dentro da PALAVRA:
Como dissemos atrás, as PALAVRAS têm SOM!
Nós OUVIMOS as PALAVRAS, e somos sensíveis à sua “música”!
A sílaba com mais sonoridade é a SÍLABA TÓNICA.
As outras sílabas, são as SÍLABAS ÁTONAS (significado: a (negação) + TOM ou som = “SEM SOM”)
Por tudo isso, precisamos de CLASSIFICAR as palavras quanto à posição da sua SÍLABA predominante – ou seja, quanto à posição da sílaba tónica:
PALAVRAS AGUDAS (Há quem diga OXÍTONAS)
- o ACENTO TÓNICO faz sobressair a ÚLTIMA sílaba:
caFÉ
chaPÉU
crisTÃO
muSEU
CÃO
REI
mausoLEU
breTÃO
PALAVRAS GRAVES (Há quem diga PAROXÍTONAS)
- o ACENTO TÓNICO faz sobressair a PENÚLTIMA sílaba:
GAto
saPAto
raInha
caVAlo
aÇÚcar
interVAlo
agraDÁvel
aMARgo
TRISte
aLEgre
sauDÁvel
MAStro
naVIo
PALAVRAS ESDRÚXULAS (Há quem diga PROPAROXÍTONAS)
o ACENTO TÓNICO faz sobressair a ANTEPENÚLTIMA sílaba:
MÁquina
eLÉCtrico
fanTÁStico
eCLÉtico
foNÉtica
graMÁtica
PRÁtica
MÁgica
eLÁStico
PLÁStico
MÉdico
SÍNdico
Alguns Leitores poderão fazer várias observações ou perguntas...
Por exemplo:
Perguntarão:
– Para que é que serve saber isto?
A esta pergunta, eu responderia assim:
– Eu gosto das palavras “pequenas”... palavras “breves”... Nos meus
poemas, procuro sempre as palavras pequenas, as palavras de duas
sílabas: os dissílabos....
– Porquê?
– Porque me parece que o poema fica mais delicado, mais suave, com o
som mais equilibrado... E com mais ritmo.
Do mesmo modo, procuro sempre evitar as palavras esdrúxulas...
– Porquê?
– Porque me parece que as palavras esdrúxulas dão um tom muito
pomposo, demasiado vistoso... E eu gosto do poema mais sóbrio...
Claro que isto não é nenhuma regra! Ou seja, o que é válido para mim, não tem que o ser para as outras pessoas.
Estou apenas a tentar dizer que o Conhecimento nos facilita ESCOLHER O NOSSO PRÓPRIO ESTILO.
NOTA:
Oportunamente, em capítulos futuros, voltaremos a este assunto!
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR:
sobre - Código Linguístico:
CÓDIGO - by Carlos Ceia
https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/codigo/
sobre - Signo linguístico:
Este tema está explicado com clareza e simplicidade no artigo da Wikipedia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Signo_lingu%C3%ADstico
Myriam
Março 2021