Coerência e coesão textuais
Apresentação

Professor Corujinha

O texto é uma estrutura cujas partes são interdependentes, sendo cada uma necessária para a compreensão das demais. Ou seja: o texto não é uma simples justaposição de frases corretas, uma após a outra, nem mesmo quando há unidade e ligação entre elas, visto que pode ocorrer coesão (nexo) sem coerência (sentido). Também o inverso: um texto sem nexo pode ser coerente. Então, como conferir textualidade, isto é, sentido claro, significado preciso e expressão elegante a um texto?  

Um texto dessa natureza é produto da fusão dos conjuntos macro (coerência) e micro (coesão) e se elabora mediante inúmeros recursos, tais como: a manutenção do tema, do objetivo e do foco no tipo de leitor, a ordem, gênero e número das palavras e termos da oração, os tempos verbais, a propriedade vocabular, os elos coesivos. Mas, além das normas de composição e das formas gramaticais e sintáticas de união entre as palavras, frases e parágrafos, há outros fatores de coesão e coerência, cujos princípios gerais, voltados para textos dissertativos/argumentativos, encontram-se no esquema abaixo. 

 Quadro-resumo Coerência e coesão textuais


Baixe este Quadro-resumo em PDF: aqui
BIBLIOGRAFIA
Coerência e coesão textuais
A coerência textual. Ingedore G. Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia. São Paulo, Contexto, 2000
A coesão textual. Ingedore G. Villaça Koch. São Paulo, Contexto, 1999
Texto e coerência. Ingedore G. Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia. São Paulo, Cortez, 1997
Desvendando os segredos do texto. Ingedore G. Villaça Koch. São Paulo, Cortez, 2003
Argumentação e linguagem. Ingedore G. Villaça Koch. São Paulo, Cortez, 2002
Redação e textualidade. Maria da Graça Costa Val. São Paulo, Martins Fontes, 1994
Linguística aplicada ao português sintaxe. M. Cecília P. de Souza e Silva e Ingedore G. Villaça Koch. São Paulo, Cortez, 1983