TRAVESSÃO usando atalhos de teclado (—)

No futebol, ele significa outra coisa:

— “Kauê finalizou e a bola raspou o travessão tricolor.”

Beleza de jogo, não é mesmo?

Mas, o TRAVESSÃO tratado aqui é um... sinal de pontuação. Sendo assim, ele é tão universal quanto a própria Literatura... Universal. Beleza de redundância, não é mesmo?

Vejamos a seguir o “apanhado” da internet.

//

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—) e tem como objetivo marcar o discurso direto ou destacar trechos em textos.

---------- Discurso direto

— O uso mais comum do travessão é marcar o discurso direto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas.

(...)

Embora ambos os sinais de pontuação (travessão e aspas) tenham a mesma finalidade, é mais comum que se usem travessões em diálogos, visto que dão ao texto mais fluidez.

\\

Extraído de: https://www.portugues.com.br/gramatica/travessao.html

::::::::::::::::::::

Voltando aqui, o Tex.

Não devemos confundir o TRAVESSÃO com o HÍFEN (aquele tracinho curtinho mais conhecido por separar palavras compostas).

Vejamos, com a professorinha Flávia, uns exemplos de uso do travessão em textos.

//

A ----------Travessão no discurso direto

— Nos discursos diretos, o travessão indica quando começa a fala de uma personagem, quando há mudança de interlocutores e quando há mudança para o narrador através de um verbo de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, entre outros.

— Que horas são, por favor? — perguntou o desconhecido.

— São onze horas. — respondeu a senhora.

— Obrigado!

B ---------- Travessão nas orações intercaladas

— Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal.

1) -------- Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei.

2) -------- Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.

C ---------- Travessão para criar destaque

— No destaque de alguma parte da frase, o travessão realça uma informação sobre um elemento da frase, principalmente quando aparece no fim da mesma. O travessão também serve para destacar o aposto.

1) -------- Ele está fazendo o possível e o impossível para concretizar seu objetivo — ficar com minha vaga dentro da empresa.

2) -------- Aquelas duas meninas — a Camila e a Tatiana — ficaram ajudando no fim da festa.

\\

Confira a professora Flávia Neves em:

https://www.normaculta.com.br/travessao/

:::::::::::::::::::

Finalizando aqui, o Tex.

Muita gente usa dois tracinhos curtos (--) por não encontrar no teclado o TRAVESSÃO bem à mostra.

Então, conforme prometido, essa mesma professora (Flávia) dá as dicas.

Mas, para isso, certifique-se de que o teclado do seu computador tem as teclas numéricas em um conjunto separado (bem à direita), pois aquelas que estão no topo do teclado não servem para aplicarmos essas dicas.

Agora, reorganizei as dicas da professorinha – para ficarem mais “a nossa cara”.

Dica: segure as teclas “Ctr” “Alt” (que ficam à esquerda da tecla longa de “espaço”). É o famoso (control+alt). Segurou? Agora, sem soltá-las, aperte o hífen (-) no miniteclado à direita do teclado propriamente dito. Pronto! Aí está o seu TRAVESSÃO.

Dica extra: segure a tecla “Alt” (a mesma da dica anterior), mas SOZINHA. Segurou? Agora, ainda com essa tecla segurada na pontinha do dedo... digite sem se importar com nada os algarismos: 0151. Mas, que mágica foi essa? Bem na sua frente, depois de terminada essa sequência, lá está o seu procurado e desejado... TRAVESSÃO (—). Fiz isso agora mesmo e ele está aí atrás entre parênteses.

Observação do Tex — Não se esqueça de que o TRAVESSÃO no meio das frases requer um espaço estético feito com a barra de espaço, antes e depois. Já quando ele abre o parágrafo, começando a linha, basta um espaço depois dele. Mas tem escritor que (quando em começo de parágrafo) faz o mesmo antes e depois, ou o afasta bem como numa tabulação.

::::::::::::::::::::::::::::::

Outra coisa, antes de irmos embora. Se por acaso você estiver digitando uma frase já começada e, no meio, você digitar o HÍFEN sozinho (-)... mas dando espaço “antes” e “depois” dele... acontecerá que na continuidade da digitação (nessa linha), esse hífen é transformado imediatamente em uma tal de MEIA RISCA, que lembra muito o TRAVESSÃO — se o editor de textos aí usado for o velho e bom Word. Eu não acho que prejudiquemos o texto se usarmos essa tal de “meia risca” como se fosse o TRAVESSÃO, a não ser em apresentações de trabalhos que irão passar por critérios técnicos de avaliação (exames) ou em publicações de obrigatoriedade da norma culta. Por via das dúvidas, é melhor acostumar com os truques de teclado que coloquei lá em cima.

Até a próxima, meu caro leitor e minha cara leitora.