Sou graduado em Letras

Sou graduado em Letras, professor de Língua Portuguesa, e mesmo antes da graduação sempre li muito; gramáticas e dicionários acompanham diariamente meu letramento.

Domingos Paschoal Cegalla, Pasquale Cipro Neto, Evanildo Bechara, Celso Luft, Celso Cunha, Cláudio Moreno são meus inspiradores no trato do idioma.

As palavras fazem parte de minha vida e com o advento dos dicionários on-line minhas consultas se estenderam para o VOLP - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa -, Priberam, Dicionário Etimológico Michaelis e tantos outros recursos eletrônicos como trabalhos de conclusão de curso e textos científicos sobre Linguística.

Algumas pessoas me perguntam se existe um aplicativo, um site, alguma fórmula infalível para escrever melhor e a minha resposta é: não.

Para escrever melhor é preciso trilhar o caminho das pedras e ler muito. Todo dia. Ler uma revista de prestígio que contenha matérias com conteúdo reflexivo de forma que eu possa perceber estilos e nuances apenas perceptíveis no silêncio do quarto, sem tevê ligada, sem computador, sem celular.

Ler é ato solitário e merece ser fruído no encontro comigo mesmo. Quando leio meu pensamento pode viajar numa velocidade superior à da luz. Visito galáxias e num piscar de olhos estou de volta.

Portanto preciso ler sempre, escrever minhas reflexões sobre as leituras e ouvir grandes mestres do ofício da escrita para fazer a integração e socializar o conhecimento.

Bispoeta.