Viu que: sob a árvore, sobre ele cai fruto/errei?/

Antes, vejamos.

//

Uma lenda na História da Física é a da queda da maçã. Newton tentava entender porque a Lua não se afasta da Terra; na década de 1660, quando passeava em um jardim, observou uma maçã caindo de uma árvore; isso o teria feito pensar que, talvez, o ''poder" responsável pela queda da maçã atuasse, também, na Lua, de modo que a Lua estaria continuamente ''caindo" para a Terra, o que a impediria de se afastar. Segundo Isaac Bernard Cohen, na época da alegada queda da maçã Newton não estava preparado para descobrir a Gravitação Universal, pois não possuía, ainda, as ferramentas conceituais que, de fato, o levaram a conceber a lei. A ''estória" teria sido inventada pelo próprio Newton para fortalecer e tornar crível sua alegação de que a descoberta da Gravitação Universal ocorrera cerca de 20 anos antes de sua publicação, no tratado “Princípios”; ele se envolveu em uma contenda com Robert Hooke pela paternidade da lei (1/r²)... e, então, antecipou a descoberta da Gravitação Universal para um período anterior a uma troca de cartas com Hooke. Essa troca de cartas está na origem do tratado “Princípios”.

//

Extraído de: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/roteiropedagogico/recursometod/6257_Newton_e_a_maca.pdf

:::::::::::::::::::::::::::::

Voltando aqui, o Tex.

Bem, há outra conclusão à qual o cientista Isaac Newton deve ter chegado. Trata-se de que:

- sob a árvore, sobre ele cai fruto – ou seja, há uma piada contando que a maçã teria caído sobre a cabeça desse cidadão de cérebro bem dotado.

O ponto aqui é que não se deve dizer qualquer das seguintes frases:

- “Estou ‘sobre’ a orientação de Deus”. / O correto: “Estou ‘sob’ (que quer dizer debaixo/abaixo de) a orientação de Deus." // Explicando: se você usasse “sobre”, significaria você estar “acima” de Deus.

- “Excelência, considere que estou ‘sobre’ vossas ordens”. // Explicando: você não vai querer ir preso, ao dizer a um juiz que você estaria ‘acima’ ou ‘por cima’ das ordens dele. Diga que você está SOB as ordens que ele acabou de lhe impor na decisão judicial.

Então, o cientista Newton sabia que não deveria cochilar debaixo da macieira, pois:

- deitado sob a árvore, sobre ele cairia o fruto (a maçã).

.......................

Entendeu o alerta do Tex?

Tire suas dúvidas no link:

https://www.portugues.com.br/gramatica/preposicoes-sob-sobre.html