Método eficaz da “ANA” em linguagem médica
Hoje, o Tex faz um tributo a ela:
- a ‘Anamnese’.
::::::::::::::::::::::
ASPAS abertas para:
https://www.significados.com.br/anamnese/
(Créditos ------ Sobre o site/portal: <Significados.com.br> tem como objetivo fornecer informações relevantes e fidedignas sobre Significados, Conceitos e Definições dos mais variados temas. Com um texto simples, direto e confiável, os nossos conteúdos são destinados aos professores, alunos, pesquisadores e demais internautas que buscam descobrir os significados e explicações de assuntos variados).
//
(Significado de Anamnese)
O que é Anamnese -------
Anamnese consiste no histórico de todos os sintomas narrados pelo paciente sobre determinado caso clínico. Também pode ser considerada uma lembrança incompleta ou a reminiscência de uma recordação.
Diferentemente do exame físico, onde o médico se resume a analisar os aspectos fisiológicos do paciente, a anamnese é uma espécie de “entrevista” feita pelo profissional, onde o paciente é submetido a uma série de perguntas que ajudarão ao médico a fazer o diagnóstico.
Anamnese Corporal, Anamnese Corporal Completa e Ficha de Anamnese são outros termos médicos usados para este método de diagnóstico inicial.
A anamnese é parte essencial dos exames clínicos. Aliado ao exame físico, a anamnese serve para ajudar a identificar uma doença, assim como traçar os motivos da sua causa e o melhor tratamento possível.
A anamnese, como modo de auxiliar no diagnóstico, deve ser aplicada não apenas na medicina, mas também em outras áreas ligadas à saúde física e mental, como: odontologia, psiquiatria e até pelos farmacêuticos, em situações onde não é necessária uma receita médica para adquirir o medicamento, por exemplo.
Para fazer uma anamnese médica adequada no Brasil, o profissional deverá seguir as normas previstas na resolução 2056/2013 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre os requisitos obrigatórios que devem conter em qualquer anamnese está:
- Identificação do paciente;
- Queixa inicial;
- História da doença atual;
- História familiar (de doenças);
- História pessoal (de doenças);
- Exame físico;
- Exame mental (para a psiquiatria e neurologia);
- Exames complementares;
- Diagnóstico.
...............
Não se deve confundir a anamnese com a ‘amnésia’, esta última a condição de perda total ou parcial da memória, normalmente descrita como a causa de alguma doença neurológica ou de algum tipo de trauma físico, como uma pancada forte na cabeça, por exemplo.
Etimologicamente, a palavra anamnese se originou a partir do grego anámnesis, que significa “ato de trazer algo à memória”.
Data de atualização: 28/12/2016.
\\ ASPAS fechadas para o conteúdo de: https://www.significados.com.br/anamnese/
(Confira lá!)
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Comentando aqui, o Tex.
Por acaso, às vezes esse método NÃO é aplicado em consultas por alguns médicos (talvez a maioria) que parecem não se dar bem com essa ANA. Então, para esses profissionais “esquecidos”, o Tex recomenda que aprendam com o Dr. Ivan da Costa Barros – que publicou um belo estudo a ser conferido no link:
https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1332097453Anamnese.pdf
:::::::::::::::::
Comentário da primeira edição ----
21/09/2020 16:36 - Juli Lima
Boa Tarde! Gostei da informação! Procede! Mas, há profissionais, que só prescrevem, sem lembrar que somos mais que sintomas. Bj poesia