H.i.P.o. G.l.o.s.a. para s.u.f.r.á.g.i.o (explicação)

HIPO GLOSA PARA SUFRÁGIO (veja as notas explicativas ¹;²;³)

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

1- Significado de Hipo = Elemento de composição de palavras que traz consigo a ideia de algo que ocupa uma posição inferior ou escassez, falta, carência. Exemplo: hipotenso, quem tem tensão inferior à normal.

Confira em: https://www.dicio.com.br/hipo/

...............................

2- Significado de Glosa = (substantivo feminino) - Tipo de apontamento que, num texto, é utilizado para explicar o significado de uma palavra e/ou para elucidar um trecho (passagem). [Por Extensão] Comentário de teor explicativo.

Confira em: https://www.dicio.com.br/glosa/

.................................

3 - Significado de Sufrágio = (substantivo masculino) Processo de escolha através do qual os indivíduos selecionados terão o direito ao voto; processo de seleção feito através de uma votação; eleição.

Confira em: https://www.dicio.com.br/sufragio/

::::::::::::::::::::::::::::::::::::

ASPAS abertas para o professor de jornalismo André Brito, no portal DIÁRIO DO PODER do (também) jornalista Cláudio Humberto (Brasília-DF).

//

(TÍTULO/SUBTÍTULO): Lula não deve ser candidato a presidente para 70,6% dos brasileiros

(Para cerca de dois terços dos entrevistados, ex-presidiário não será sequer autorizado pela Justiça a concorrer)

André Brito - 18/09/2020 às 17:21

......................

Levantamento Paraná Pesquisas revelou que 70,6% dos brasileiros não acham que o ex-presidente e ex-presidiário Lula deve ser candidato ao Planalto nas eleições de 2022. A possibilidade é considerada possível para apenas 26,2% dos entrevistados e 3,1% não souberam ou não quiseram opinar a respeito. Mesmo no Nordeste, tradicional reduto lulista, a maioria (57,6%) não acredita que o petista deva ser candidato.

Para 65,8% dos entrevistados, o petista sequer será o principal adversário de Jair Bolsonaro na disputa pela reeleição. Apenas 30,6% veem a possibilidade de Lula ser o antagonista do presidente e 3,6% não souberam ou não quiseram opinar.

O Paraná Pesquisas também questionou os brasileiros sobre se a Justiça deveria permitir que Lula saísse candidato nas eleições 2022, já que, condenado por órgãos colegiados por corrupção e lavagem de dinheiro, o petista se enquadra nas proibições impostas pela Lei da Ficha Limpa.

Segundo o levantamento, 64,8% acham que a lei proposta por iniciativa popular deve ser cumprida e a Justiça não deve permitir que o ficha-suja participe do pleito daqui a dois anos. Para 31,6%, Lula deve ser autorizado a disputar as eleições e 3,6% não souberam ou não quiseram opinar. Novamente, o Nordeste também, em sua maioria (55,4%), acredita que a lei deve ser aplicada a todos, inclusive a Lula, e a Justiça deve proibi-lo de participar.

O Paraná Pesquisas ouviu 2.008 brasileiros entre os dias 10 e 12 de setembro em 204 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 2,2% para mais ou menos.

\\ ASPAS fechadas para o professor de jornalismo André Brito, no portal DIÁRIO DO PODER do (também) jornalista Cláudio Humberto (Brasília-DF).

Confira esse artigo e os gráficos (em imagens) acessando o link:

https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lula-nao-deve-ser-candidato-a-presidente-para-706-dos-brasileiros

:::::::::::::::::::::::::::::::::::

Comentário do Tex.

¨F.i.m.¨ desta HIPO (escassa) GLOSA (pequena anotação explicativa).

:::::::::::::::::::::::::

Nota de farmacologia ------ Não confundir a expressão HIPO GLOSA com o medicamento em forma de pasta: HIPOGLÓS.