Aprendendo com as ’MÔNICAS (p/ concursos)

1) A mais complicadas das “MÔNICAS” é a Dona: “Mnemônica”

SIGNIFICADOS -

MNEMÔNICA = Memorização fácil por associação que permite a lembrança de coisas ou fatos difíceis de reter. Arte de ajudar a lembrar determinadas coisas por associação com outras, como associar siglas a algumas palavras.

/ “O cérebro depende das inserções mnemônicas para lembrar de determinados fatos”. \

..........

OBSERVAÇÃO do Tex:

De fato, essa ¨Mônica” daí é complicada. Ela até juntou o “M” com o “N”, sem NEM se preocupar em ter uma vogal entre essas duas consoantes.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

2) Uma “MÔNICA” que tem mania de grandeza é a Dona: HEGEMÔNICA

SIGNIFICADOS -

- Hegemônica =

1. Da hegemonia ou a ela relativo.

2. Que exerce domínio.

3. Que é superior; que tem vantagem.

OBSERVAÇÃO do Tex:

A complicação aumenta quando essa “MÔNICA” se envolve com ideologia política:

- A supremacia de um povo sobre outros, seja através da introdução de sua cultura ou por meios militares. Isso faz com que “HEGEMÔNICA” lembre um conceito foi formulado por Antonio Gramsci para descrever o tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado e outras classes de trabalhadores.

Essa “Mônica” daí de cima pode ter como filhos: uma “Hegemônica”... ou um... “Hegemônico”, dependendo de qual nasce primeiro.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Pessoal, vou ter que parar por aqui porque NÃO consegui me lembrar de outras “Mônicas” tão complicadas quanto essas duas, aí de cima.

::::::::::::::::::::::::

Nota de empoderamento ----------- Todas essas definições e exemplos didáticos (fora das minhas observações pessoais) eu copiei de: https://www.dicionarioinformal.com.br