Dar AZO é melhor do que dar AZAR (?)

Diferenças: Dar ‘azo’ / Dar ‘asas’ / Dar ‘azar’

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Caro leitor, por intermédio deste breve comentário eu “dou AZO” a que você “dê ASAS” à imaginação – mas, por favor, não dê o AZAR de descartar o estudo da língua portuguesa (tão desprezada na internet por causa da pressa).

1) DAR AZO -( Confira em: https://www.significados.com.br/azo/ )

Azo tem o mesmo significado de ocasião, oportunidade ou pretexto. Dar azo a uma situação significa dar abertura ou motivo para que aconteça algo.

Exemplos:

“A comunicação feita pelo presidente da empresa deu azo a controvérsia entre o público presente.”

“O erro de digitação no cartaz da festa deu azo a muitos equívocos.”

“A conversa animada entre o grupo deu azo para que ninguém quisesse dormir nessa noite."

2) Dar azo x dar asas

Muitas vezes a expressão "dar azo" é aplicada erroneamente com o sentido de “dar asas”. A frase “dar asas à imaginação” é uma metáfora que significa deixar a imaginação voar, desenvolver a criatividade. “Dar azo à imaginação” significa dar azo a que a imaginação se solte, ganhe asas.

Uma frase que ilustra o uso das duas situações pode ser: “Sua dica deu azo a que minha imaginação ganhasse asas.”

- ( Confira em: https://www.significados.com.br/azo/ )

3 – Dar AZAR

Azar é uma palavra com múltiplos significados, sendo mais utilizada para denotar a má sorte, a casualidade, a desgraça ou a falta de sucesso na realização de um objetivo.

Os chamados "jogos de azar" são um exemplo do uso da palavra em um sentido relativo ao acaso. Esses jogos não dependem apenas da habilidade ou raciocínio dos participantes, mas também de regras que impliquem a casualidade, a "sorte" ou a falta dela: o azar.

- ( Confira no mesmo site acima mencionado. )

::::::::::::::::::::::::::::::::::

Breve pausa do Tex.

Breve pausa aqui, pois eu resolvi não ficar devendo o significado de duas palavras derivadas de “AZAR”, quais sejam:

- AZARÃO (substantivo) e AZARAR (verbo/gíria).

Portanto, vamos lá.

3) AZARÃO - ( Confira no mesmo site )

Significado de: “azarão” (substantivo masculino). ---- Observação do Tex: eu diria que é substantivo de gênero único, como é o caso da palavra “ídolo”, pois não vi ainda alguém escrever: “azarã” (sem a letra “o” ao final). Pelo mesmo raciocínio de que ninguém deve dizer: “minha ídoLA”.

- AZARÃO = Pessoa, animal ou coisa que dá (ou dão) muito azar. Cavalo de corrida que recebe poucas apostas por ter baixa probabilidade de vencer.

Por extensão = Indivíduo que tem poucas chances de vencer um jogo ou uma competição.

(Etimologicamente, vem de azar + ão)

4) AZARAR

Significado de “azarar” – verbo transitivo (trata-se de um brasileirismo - Pop.) = Dar sinais físicos de que está interessado em travar relações de namoro com alguém; paquerar, flertar.

(A etimologia desta palavra não está estabelecida; se acaso provado que não se trata de um derivado de azar, mas de asa, p. ex., no sentido de "arrastar a asa para alguém", o correto será escrever asarar.)

Extraí / adaptei de: https://www.significados.com.br/?s=azarar

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Finalizando aqui, o Tex.

Como eu não estou na idade (ou no oportunismo) da AZARAÇÃO, estudada neste último tópico 4, deixo essa complicação para os mais dispostos a brigar pelo “z” ou pelo “s”.

Isso tudo agora me deu azo a dizer: ATÉ LOGO, PESSOAL...!