O TRAVESTI OU A TRAVESTI?

Júnior Dias de Alcântara, 34 anos, conhecido como "Jennifer" foi morto na madrugada de hoje (31) com sete facadas no pescoço. O crime aconteceu por volta das 2h30, no bairro Canaã I, em Dourados. O próprio autor do homicídio, um homem de 26 anos, foi quem acionou a polícia. Segundo ele, a discussão começou quando a travesti disse que era pai de santo e 'incorporou' o espírito da pomba gira, ameaçando a mãe dele de morte.

Fonte: site Dourados Agora

Ao utilizarem a palavra travesti, alguns veículos de comunicação optam por "a travesti", como no exemplo acima, enquanto outros preferem "o travesti". Mas, afinal, o mais adequado é a travesti ou o travesti? Vejamos o que nos recomenda a nossa arbitrária gramática, ratificado nos dicionários Aurélio e Houaiss, entre outros:

De acordo com a nossa Gramática da Língua Portuguesa, travesti é um substantivo uniforme-comum de dois gêneros. Isto é, tanto o homem que se veste de mulher quanto a mulher que se traja como homem, podem ser chamados de travesti, o que dá a distinção do sexo neste caso é a colocação do artigo (a, as, o, os, um, uns, uma, unas) antes do substantivo.

Voltando à notícia que nos serviu de exemplo, ser-nos-á fácil agora constatar que o uso no texto de "a travesti" está inadequado, porque se trata de homem que se veste de mulher, portanto, a forma mais adequada neste caso deveria ser "o travesti".

Examinemos agora outro caso:

A travesti Victor, nome adotado pela artista Vitória Regina Silva, é um verdadeiro rapaz, sem tirar nem pôr.

Obs.: oração criada pelo autor como mera exemplificação.

Aqui o uso de "a travesti" está adequado, pois se trata de uma mulher que se traveste de homem.

Certa vez um amigo meu passou uma cantada num travesti em um bar: "Ora, eu podia jurar que era uma mulher", disse bem decepcionado. Foi então que eu disse: "Sinto muito, mas neste caso a Gramática não pode te ajudar".

Dever de casa: o texto lido apresenta pelo menos outro exemplo de substantivo comum de dois gêneros, identifique-o.

Até a próxima, pessoal!

Considerações sobre um comentário deixado por um leitor: Concordo que o importante é como a pessoa se sente ou se identifica. É fato incontestável que a língua em uso se modifica com o passar do tempo, todavia, por seu caráter arbitrário, pode levar igualmente muito tempo até que a gramática se adapte aos novos usos da língua. Na língua coloquial em uso atualmente, é perfeitamente adequado dizer a travesti ou a transexual. A gramática da língua prescreve os usos adequados de acordo com as normas da modalidade escrita. Portanto, que se respeite a identidade de gênero e se aprenda as regras gramaticais sem preconceito. Que cada um utilize seus conhecimentos sociais, culturais e gramaticais com coerência e responsabilidade. Nota do autor.