O PACIENTE SE ENCONTRA “ENTUBADO” OU “INTUBADO”?

Temos visto, principalmente agora em razão da pandemia que nos assola, a seguinte e corriqueira sentença em hospitais e na mídia: “O paciente no momento se encontra [i]ntubado”.

Para nós, sem nenhuma vergonha de aqui afirmar, o vocábulo “[i]ntubado” é uma novidade e nos causa até certa estranheza, embora alguns dicionários já o registrem e o atual VOLP [2009] não o faça.

Pensamos que, para dirimir eventual dúvida acerca da existência ou não de qualquer vocábulo, é suficiente consultar o VOCABULÁRIO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA [VOLP], que é uma espécie de dicionário que lista as palavras reconhecidas OFICIALMENTE como pertencentes à Língua Portuguesa, bem como lhes fornece a grafia oficial.

Também conhecido pela sigla VOLP, ele é organizado e publicado pela Academia Brasileira de Letras, a qual tem a DELEGAÇÃO LEGAL e a RESPONSABILIDADE OFICIAL de editá-lo, em cumprimento à vetusta Lei Eduardo Ramos, de n.º 726, de 8-12-1900.

Pois bem. Em sua quinta e última edição, de 2009, já após o recente Acordo Ortográfico, o VOLP apenas fez constar como correto o vocábulo ENTUBAR [ENTUBADO], e não há registro algum da variante INTUBAR [INTUBADO].

Entendemos, pois, ser essa é a lei do nosso léxico, e a ela devemos prestar obediência, sob pena de desconfigurarmos nosso belo idioma.

Assim, redigiríamos, sem nenhum receio de errar “O paciente no momento se encontra entubado”. [com E, e não com I]

Nada obstante, e por não sermos o dono da verdade, queremos deixar aqui consignado um pensamento de SANTO AGOSTINHO: “Há pessoas que se apegam à sua opinião, não porque seja verdadeira, mas porque é sua.”

David Fares
Enviado por David Fares em 16/05/2020
Código do texto: T6948843
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.