O que significa Covid-19? De onde vem essa sigla?

Covid é uma sigla em inglês. As letras CO (de Covid) vêm de "corona", palavra inglesa que, em português, é o mesmo que "coroa" e/ou "parte superior da cabeça".

As letras VI (de Covid) vêm da palavra inglesa "virus" (sem acento agudo na letra "i), que, em português, escrevemos "vírus" (com acento agudo na letra "i"). Obs.: A palavra "virus" (em inglês) é pronunciada diferente de "vírus" (em português).

A letra "D" (de Covid) vem da palavra inglesa "disease", que, em português, é "doença".

"19", neste caso, vem de onde? Do ano 2019, quando foram divulgados os primeiros casos da "doença do coronavírus", em Wuhan, na China.

Atenção: A palavra "corona" também é uma palavra da Língua Portuguesa. A palavra "corona" existe tanto na Língua Inglesa quanto (ou como) na Língua Portuguesa.

Fontes que eu, Domingos Ivan Barbosa, consultei para elaborar este texto:

Site "portal.fiocruz.br";

Longman: dicionário escolar para estudantes brasileiros. É um dicionário inglês-português, português-inglês. Obs.: É escolar, mas o meu orgulho me manda dizer que fui eu que o comprei, ou quem o comprou rs;

Minidicionário inglês-português, português-inglês. Silveira Bueno;

Dicionário Inglês-Português, de I. Jelin;

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, edição completa;

Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, edição completa.

Nota: Não sou professor de Inglês (ou inglês), sou um amante da vida, da verdade, do conhecimento e da sabedoria. É esse amor que me instiga a compartilhar um pouco do pouco que sei.

Se alguém quiser acrescentar, aprofundar ou dizer qualquer coisa que desejar, sinta-se à vontade para fazê-lo!

Abraço virtual!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 14/05/2020
Código do texto: T6946755
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.