Treino ortográfico : qual das palavras abaixo contém algum tipo de erro ?

- Enchapelar

- Mexa

- Mecha

- interseção.

É provável que boa parte dos nossos leitores deve ter estar em dúvida entre "mecha" (com ch) e "enchapelar" (também com ch), baseada naquelas duas regras ortográficas que dizem :

1) "Emprega-se X depois da sílaba ME", como é o caso de México, mexerico, etc. Neste caso, MECHA com ch estaria supostamente escrita de forma incorreta. Estaria parcialmente correta essa impressão, baseada na regra. Ocorre, porém, que "mecha" é grafado com CH quando se referir àquela tira de cabelo de cor diferente da cor restante do cabelo. Então, mecha com ch NÃO É A PALAVRA COM GRAFIA ERRADA.

2) "Emprega-se X depois da sílaba EN", como ocorre nas palavras enxoval, enxame, etc. Neste caso, ENCHAPELAR com ch estaria supostamente escrita de forma errada. Estaria parcialmente correta essa impressão, baseada na regra citada neste item 2. Ocorre, todavia, que QUANDO A PALAVRA BASE JÁ EMPREGAR CH a palavra dela derivada deve manter o CH depois da sílaba EN. E enchapelar é palavra derivada de CHAPÉU, que já emprega CH. Por isso, o CH deve ser mantido na palavra enchapelar, por ser derivada de chapéu. Neste caso, ENCHAPELAR com ch, não está errada.

Como sabemos que a forma verbal MEXA ( do verbo mexer) está corretamente escrita, só resta como alternativa com erro a palavra INTERSEÇÃO.

A forma correta é "intercessão", que é o substantivo correspondente ao verbo interceder. Se temos CESSÃO para o verbo ceder, teremos intercessão para o verbo interceder.

pedralis
Enviado por pedralis em 04/01/2020
Código do texto: T6834401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.